Com Zago ausente e ato de trabalhadores e estudantes da USP, F6 protocola a Pauta


Não foi tarefa simples protocolar a Pauta Unificada 2016 nesta quinta-feira, 31/3, na Reitoria da USP. A informação inicial era que o reitor Marco Antonio Zago, até aquele momento presidente do Cruesp, estava fora da Universidade e havia deixado ordem explícita para que nada fosse protocolado. Após muita insistência dos representantes das entidades presentes, apenas um membro da coordenação do Fórum das Seis foi autorizado a entrar e passou os documentos para um funcionário da Reitoria.
Antes da entrega da Pauta, a coordenação do F6 e membros das entidades participaram de ato público dos trabalhadores e estudantes da USP, que haviam aprovado paralisação em suas assembleias. As falas dos presentes tiveram como foco central as denúncias de desmonte na Universidade, com fechamento de setores, falta de funcionários (agravada após a implantação do Programa de Incentivo à Demissão Voluntária – PIDV e não reposição de vagas abertas por aposentadorias, mortes etc.), entre outras medidas. Um grupo grande de adolescentes, da Escola de Aplicação da USP, participou do ato para denunciar a falta de professores, que já compromete o ano letivo.
Representando a coordenação do Fórum, falaram João Chaves (Adunesp) e Alberto de Souza (Sintunesp). Eles destacaram que a situação da USP não é diferente das outras estaduais paulistas, mas sim produto de uma mesma política: descarregar o ônus da crise sobre a comunidade acadêmica. Para eles, não resta dúvida de que o caminho é a organização e a luta dos servidores docentes, técnico-administrativos e estudantes.
Envio da Pauta
Além do protocolo na Reitoria da USP, a coordenação do Fórum das Seis também está enviando os documentos via e-mail e em papel para a sede do Cruesp. O ofício que encaminha a Pauta 2016 aos reitores solicita o início das negociações ainda em abril. Diz o texto: “Tendo como referência o fato de que a data-base das cateCom Zago ausente e ato de trabalhadores e estudantes da USP, F6 protocola a Pauta gorias é 1º de maio e a Pauta está sendo enviada com um mês de antecedência, solicitamos que as negociações tenham início ainda no decorrer do mês de abril. Consideramos que essa medida é necessária para que as negociações em torno das reivindicações das categorias possam transcorrer com serenidade e tempo adequado.”
O Fórum das Seis volta a se reunir no dia 18/4/2016, às 10h, em São Paulo.
[button link=”http://www.adunicamp.org.br/wp-content/uploads/2016/04/Boletim-do-F6-1-4-2016.pdf” icon=”file-o” color=”red”]Acesse aqui e leia a versão pdf do boletim[/button]


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *