CARTA ÀS ASSOCIADAS E AOS ASSOCIADOS DA ADUNICAMP


[fusion_builder_container hundred_percent=”no” hundred_percent_height=”no” hundred_percent_height_scroll=”no” hundred_percent_height_center_content=”yes” equal_height_columns=”no” menu_anchor=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” status=”published” publish_date=”” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_position=”center center” background_repeat=”no-repeat” fade=”no” background_parallax=”none” enable_mobile=”no” parallax_speed=”0.3″ video_mp4=”” video_webm=”” video_ogv=”” video_url=”” video_aspect_ratio=”16:9″ video_loop=”yes” video_mute=”yes” video_preview_image=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” margin_top=”” margin_bottom=”” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=””][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_2″ layout=”1_2″ spacing=”” center_content=”no” link=”” target=”_self” min_height=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_image_id=”” background_position=”left top” background_repeat=”no-repeat” hover_type=”none” border_size=”0″ border_color=”” border_style=”solid” border_position=”all” border_radius=”” box_shadow=”no” dimension_box_shadow=”” box_shadow_blur=”0″ box_shadow_spread=”0″ box_shadow_color=”” box_shadow_style=”” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” margin_top=”” margin_bottom=”” animation_type=”” animation_direction=”left” animation_speed=”0.3″ animation_offset=”” last=”no”][fusion_text columns=”” column_min_width=”” column_spacing=”” rule_style=”default” rule_size=”” rule_color=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=””]
Caras e caros colegas!
Este período de pandemia e de quarentena tem sido bastante difícil para toda a humanidade, em todo o mundo. A Covid-19 se espalha de maneira extremamente veloz por meio de um vírus desconhecido e mortal. A doença faz com que sejamos obrigados a rever a forma de organização de nossas sociedades e as prioridades de nossas vidas.
Neste novo momento, fica evidente o quão perniciosa tem sido a hegemonia neoliberal pelo mundo, que fragilizou os sistemas públicos de saúde, impôs formas extremamente precárias e desreguladas de trabalho, flexibilizou direitos trabalhistas e previdenciários, perseguiu sindicatos, desorganizou a sociedade civil, desmontou estruturas de assistência social, enfim, que tornou menor o Estado e agora deixou a sociedade à mercê da morte e da doença.
Defender o fortalecimento do Sistema Único de Saúde, defender as universidades públicas e o reforço à sua capacidade de formar quadros profissionais e de realizar pesquisa e extensão de serviços às comunidades, defender a ciência e a tomada de decisões políticas com fundamentos científicos: isso é o que a ADunicamp tem feito ao longo de seus mais de 40 anos de história e nunca antes isso foi tão urgente.
Nossa Seção Sindical se viu desafiada a agir à altura da gravidade desta crise. Por meio de proposta da Diretoria e por decisão unânime do Conselho de Representantes, reservamos parte substancial de nosso patrimônio – amealhado ao longo destas quatro décadas de existência de nosso sindicato – para o financiamento de ações de combate ao coronavírus, ao apoio às/aos profissionais de saúde e de solidariedade às comunidades mais fragilizadas com os impactos econômicos da quarentena.
Nas últimas semanas, pudemos colaborar com a área de saúde da Unicamp, especialmente com o Hospital de Clínicas (HC), na compra de equipamentos de proteção individual (EPIs) destinados às/aos profissionais da saúde que estão na linha de frente da contenção do vírus e do tratamento das pessoas que estão adoecidas.
Disponibilizamos recursos financeiros à Força Tarefa da Unicamp contra a Covid-19, com foco na produção local de testes para que possamos ser mais eficazes no isolamento das pessoas que forem contagiadas pelo vírus e evitar ao máximo sua propagação.
Atendemos pedido do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira para a aquisição urgente de EPIs, materiais de higiene e cuidado e instrumental para a manutenção de cobertura vacinal para pessoas em situação de rua.
Por meio de doações a entidades assistenciais e a movimentos sociais, viabilizamos a entrega de cerca de 1.000 cestas básicas à população mais vulnerável da cidade de Campinas. Tivemos o apoio da ONG Minha Campinas e da Rede Abraço para a realização desta ação. Divulgamos em nosso site um conjunto de entidades e iniciativas sérias de solidariedade e estimulamos as doações de nossas/os associadas/os.
Fomos uma das entidades propositoras da Frente pela Vida, uma articulação de sindicatos e de movimentos sociais de Campinas e região que tem se mobilizado na arrecadação de alimentos e produtos de higiene e limpeza e também na busca por produzir, adquirir e distribuir máscaras e EPIs.
Também não esquecemos de nosso papel na tentativa de informar bem nossa comunidade e a sociedade em geral a respeito da pandemia e seus desdobramentos. Realizamos até esta semana seis debates transmitidos por nossa página no Facebook (acesse aqui para ver os vídeos), com grande audiência. Somando todas as visualizações (Facebook e youtube), até agora, os vídeos ultrapassaram a marca de 20 mil.
Por fim, estamos iniciando uma ação direta para incentivar o uso de máscaras por nossas/os associadas/os e, simbolicamente, para que toda a população adquira este hábito ao sair de casa, neste momento em que nos aproximamos do pico da pandemia em Campinas. A ADunicamp irá entregar um par de máscaras laváveis para cada associada/o em sua própria residência. Para isso, basta que seja enviado um email a nossa secretária Rose Coutinho (rose@adunicamp.org.br) com o assunto “máscara covid”, declarando o interesse em recebê-las e o endereço de entrega.
Temos convicção de que estas ações representam o que as/os docentes da Unicamp desejam que façamos neste momento.
Desejamos que permaneçam bem em suas residências. Permanecemos em defesa da Universidade Pública, da Saúde Pública, dos direitos trabalhistas e da legitimidade da atividade sindical. Sabemos que as dificuldades ganharão volume nas próximas semanas e ainda mais após este momento mais crítico de disseminação do vírus e da doença. Precisamos sair fortalecidas/os deste momento para podermos enfrentar o que está por vir.
Forte abraço,
A Diretoria da ADunicamp
[/fusion_text][/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_2″ layout=”1_2″ spacing=”” center_content=”no” link=”” target=”_self” min_height=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_image_id=”” background_position=”left top” background_repeat=”no-repeat” hover_type=”none” border_size=”0″ border_color=”” border_style=”solid” border_position=”all” border_radius=”” box_shadow=”no” dimension_box_shadow=”” box_shadow_blur=”0″ box_shadow_spread=”0″ box_shadow_color=”” box_shadow_style=”” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” margin_top=”” margin_bottom=”” animation_type=”” animation_direction=”left” animation_speed=”0.3″ animation_offset=”” last=”no”][fusion_imageframe image_id=”10464|full” max_width=”” style_type=”” blur=”” stylecolor=”” hover_type=”none” bordersize=”” bordercolor=”” borderradius=”” align=”none” lightbox=”no” gallery_id=”” lightbox_image=”” lightbox_image_id=”” alt=”” link=”mailto:rose@adunicamp.org.br” linktarget=”_blank” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” animation_type=”” animation_direction=”left” animation_speed=”0.3″ animation_offset=””]http://adunicamp.org.br/wp-content/uploads/2020/04/mascaras.png[/fusion_imageframe][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *