A 14ª edição do Abralin (Associação Brasileira de Linguística) em Cena, que este ano tem como tema “Fake News e Linguagem”, será encerrada neste sábado, 23, na ADunicamp, com seis mesas de palestras e debates, um fórum aberto de discussões e o show musical “Fake News no Samba”.

Nesta sexta-feira, 22, segundo dia do evento, foram realizadas quatro mesas, um fórum aberto de discussões, além da apresentação de trabalhos de docentes e alunos de dourado de diferentes universidades sobre o tema.

O evento é transmitido ao vivo e os vídeos de todas as apresentações estão disponíveis no canal do YouTube da ADunicamp e, também, na Fanpage da entidade. Para assistir aos vídeos do dia 22/11, acesse os links abaixo:

Durante o evento foram realizados também os lançamentos da cartilha “Desinformação: ameaça ao direito à comunicação muito além das fake News”, da Intervozes; e do livro: “Idade mídia: a comunicação reinventada na escola”, de Alexandre Sayad.

Mais de 40 palestrantes têm participado do Abralin em Cena, entre eles integrantes de diversas unidades da Unicamp (CLE, IEL, IFCH, FE,IC, IB, FEF, FCA, Cotuca), de outras universidades brasileiras (Unisinos, UFU, Ufes, UFRJ, USP, PUC-MG, UFPB, Unesp-Presidente Prudente e UFJF) e da universidade portuguesa de Aveiro. E também integrantes de organizações sociais, entre elas Instituto Palavra Aberta, ZeitGest, Intervozes e Brasil 247, além de representantes da Unesco, da Global Alliance for Partnerships on Media and Information Literacy.

PORQUE FAKE NEWS

Fake News foi escolhido como tema para a edição deste ano do evento por tratar-se de um termo que tem atravessado as mais diversas esferas da sociedade.

“Esperamos que esse evento, pensado a partir do campo de estudos da linguagem, mas no diálogo com outros campos, possa contribuir para o cumprimento, da melhor maneira possível, de uma das principais funções sociais da Universidade pública e gratuita brasileira: a de promoção do esclarecimento da população com base em uma diversidade de estudos e opiniões construídos por agentes responsáveis, norteados por conhecimentos e valores democráticos e socialmente referenciados”, afirmam no material de apresentação do evento as professoras Cláudia Wanderley, do CLE/Unicamp, e Anna Christina Bentes, do IEL/Unicamp, coordenadoras da presente edição do Abralin em Cena.

Veja aqui a programação completa e mais informações sobre 14ª edição do Abralin em Cena.