A Diretoria da ADunicamp convidou todos/as candidatos/as a vereador/a ligados à Unicamp para escreverem sobre “a universidade e o desenvolvimento da cidade de Campinas”. Os textos serão publicados por ordem de chegada. A seguir, confira o material preparado pelo candidato Doutor Li:

 


 

Prezados colegas docentes:

Agradeço imensamente a oportunidade conferida pela Adunicamp de poder divulgar minha candidatura a vereador pelo município de Campinas. Para quem não me conhece, sou o Prof. Dr. Li Li Min, docente do Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas – FCM Unicamp, lançando-me em um projeto bem diferente dos projetos que tive oportunidade de desenvolver nesses 20 anos de residência em Campinas e, sobretudo, como pesquisador e professor na Unicamp.

Sou de fato muito grato à comunidade da Unicamp, pela oportunidade de desenvolvimento profissional e, à cidade de Campinas, que acolheu minha família. Gratifico-me ao lembrar que, aqui, juntamente com inúmeros parceiros, dei início ao projeto Epilepsia Fora das Sombras, uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), em parceria com a Liga Internacional de Epilepsia (ILAE) e com o Escritório Internacional de Epilepsia (IBE). Tendo fundado, também a Organização Não Governamental de Assistência à Saúde de Pacientes com Epilepsia (AspeBrasil.org), tornando-se referência nacional.

Da carreira de pesquisador e professor na Unicamp, gosto de destacar a colaboração do nosso grupo, na proposta das atividades de pesquisa em neurociências passassem a ser desenvolvidas de forma multicêntrica e em rede. Dessa atuação, dois importantes programas foram firmados junto à Fapesp, o CInAPCe e o Instituto Brasileiro de Neurociências e Neurotecnologia (CepidBRAINN).

Paralela às atividades acadêmicas, a necessidade de gestão de projetos de alta complexidade, tais quais o CInAPCe o CepidBRAINN, me fizeram retornar a uma cadeira dos bancos escolares. Graduei-me em Administração e, a partir deste novo título acadêmico, construí uma rede de relações em torno da Filosofia do Pensamento Enxuto (Lean), criando assim, o Grupo de Inovação e Gestão na Saúde na Unicamp (GIGS.org.br).

Como parte do aperfeiçoamento e experiência como gestor, passei dois anos nos Estados Unidos, na realização do meu pós-doutorado como professor visitante na Escola de Negócios do Worcester PolytechnicInstitute (WPI) e no grupo gestor de pesquisa do Departamento de Psiquiatria da Escola de Medicina da Universidade de Massachusetts.

A diversidade temática de minha área de atuação, possibilitaram uma percepção acadêmica e profissional, como pesquisador e gestor, focada na promoção e no desenvolvimento de pessoas para o exercício da cidadania plena, motivação explícita, agora, sob destaque neste meu novo projeto, que deposita no exercício da atividade político-partidária pilares basilares, que acredito serem necessários ao sustento das atividades científicas e educacionais. Acredito que a Ciência é a força geracional de riqueza sustentável, fundamental para o desenvolvimento, a autonomia e a soberania de uma Nação. A Ciência nasce no banco das escolas e progride no avançar dos níveis educacionais. Ciência e Educação, portanto, são investimentos sociais fundamentais na construção de um futuro melhor para a cidadania plena. Assim, pretendo atuar diretamente na esfera da política para que esses fatores sejam levados em conta na construção de políticas públicas e na fiscalização de ações do Poder Executivo.

Faço um chamado a todos meus colegas cientistas para o desenvolvimento de Campinas. Enquanto servidores públicos e membros da comunidade universitária, nós exercemos um papel importante na sustentação da ponte que liga o conhecimento científico à sociedade. Que a Unicamp possa ser cada vez mais protagonista no desenvolvimento da cidade de Campinas e toda Região Metropolitana de Campinas. A
produção de conhecimento – DNA da Unicamp – é matéria-prima para o estabelecimento de um ciclo econômico baseado em ciência. Precisamos, no entanto, garantir projetos de lei e políticas públicas que avancem nessa direção. Conto com o apoio e voto de todos vocês meus colegas docentes para que, juntos, possamos trabalhar para que a Unicamp seja cada vez mais participativa, integrativa e atuante para tornar Campinas uma cidade sustentável e inclusiva para todos.

Projetos prioritários

Saúde
Faremos uso da gestão com base no princípio da filosofia Lean Healthcare que visa eliminar desperdícios, aumentar a capacidade de atendimento e melhoria contínua. Aliada a visão estratégica do quadruple aim (ações devem ter 4 objetivos – saúde da população, experiência do usuário, custo efetividade, experiência do colaborador). Um plano é o gerenciamento de fluxo de atendimento aos pacientes com Covid-19, bem como o fluxo de pessoas com doenças crônicas, como diabetes, epilepsia, hipertensão, transtornos mentais e tantos outras, que necessitam prosseguir no acompanhamento médico e que neste momento estão impossibilitadas devido à pandemia.

Geração de Renda e Emprego
Campinas é um polo gerador de Ciência, Inovação e Tecnologia (CIT). Essa estrutura pode ser melhor aproveitada. No ano de 2019, Campinas registrou um aumento no número de empresas, em particular de pequeno porte, possivelmente um reflexo de desemprego e uma resposta individual frente a referida situação. Cabe lembrar também,- que Campinas vem se consolidando como um novo berço de franquias de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).Destaco aqui uma oportunidade para apoiar e promover mecanismos, além de estabelecer parcerias com esses polos da CIT, ampliando o apoio aos microempreendedores para aumentar a receita positiva,
bem como criar novas formas de negócio com as empresas locais.

Cultura e Arte
Mais do que nunca, Cultura e Arte têm sido fundamentais para a nossa saúde mental nesses tempos difíceis de distanciamento social. Há quem diga, que Campinas mesmo antes de ter água encanada e luz elétrica, já tinha teatro. Olhando o sucesso do setor de Inovação, que se valeram dos modelos de negócio, como aceleradoras, hubs e incubadoras, proponho estudos e elaboração de projetos que utilizem de tecnologia de informação e comunicação para a Cultura, podendo culminar em um HUB de Arte e Cultura de Campinas (HACC) com objetivo de facilitar, agilizar e dar suporte as pessoas, conectando os elos da cadeia produtiva deste setor com possibilidade de geração de renda e empregos.

Educação
A educação é a base para o desenvolvimento de pessoas, ocupando um espaço muito importante na minha agenda, sobretudo a questão da inclusão escolar que sempre esteve no foco dos meus projetos sociais. Vou trabalhar em prol da inclusão socioeducacional dessas pessoas e de suas famílias, seja na escola bem como ampliando suas perspectivas para o mercado de trabalho. Por exemplo, na criação de material de apoio paradidático em temas sobre Autismo, TDAH, Epilepsia, Surdas e Cegas (para cego ver e surdo ouvir). Também na promoção/realização de audiências em parceria com Ministério Público do Trabalho e empresas locais para promoção da Lei da Inclusão com extensão à nova referência da Organização das Nações Unidas na questão da deficiência.

Doutor Li (Cidadania) – 23238
Candidato a vereador