Em defesa da UERJ


O Fórum das Seis, que congrega as entidades sindicais e estudantis da Unesp, Unicamp, USP e do Centro Paula Souza (Ceeteps), constata que a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) está nesse momento sob intenso ataque por parte do governo estadual, sob o patrocínio explícito do governo federal.
Trata-se de uma situação limite que, se perdurar, corre-se o risco de nada restar do imenso patrimônio cultural, educacional, científico e artístico construído por todos os trabalhadores docentes e técnico-administrativos, além de milhares de estudantes que passaram por essa instituição, e que fizeram e fazem dela o que é hoje: uma universidade com ensino de excelência, produção relevante e socialmente referenciada de conhecimento e pensamento crítico, que presta indispensáveis serviços à população do estado do Rio de Janeiro e brasileira.
Ao que tudo indica, a tentativa de destruição da UERJ insere-se num plano mais audacioso a ser estendido a todas as universidades estaduais do país.
Compreendendo, portanto, que a defesa da UERJ confunde-se com a defesa de todas as universidades públicas estaduais, protestamos veementemente contra as ações e omissões do governo do estado do Rio de Janeiro que, em parceria com o governo federal, explicitam um enorme descaso para com o ensino superior público de qualidade e colocam em risco de morte uma instituição tão cara e necessária ao povo fluminense e brasileiro.
São Paulo, 31 de janeiro de 2016
Fórum das Seis
Para:
– Professor Ruy Garcia Marques – Reitor licenciado da UERJ
– Professora Maria Georgina Muniz Washington – Reitora em Exercício da UERJ
– Conselho Universitário da UERJ
– Governo do Estado do RJ
– Assembleia Legislativa do Estado do RJ
– Associação dos Docentes da UERJ (ASDUERJ)
– Sindicato dos Trabalhadores nas Universidades Estaduais do RJ (Sintuperj)
 
Em  Tempo
[button link=”http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR96951″ icon=”home” color=”red”]Assine o abaixo-assinado em defesa da UERJ[/button]


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *