Em Defesa da Universidade Pública | Elza Cotrim Soares (FCM/UNICAMP)


EM DEFESA DA UNIVERSIDADE PÚBLICA

A educação pública, gratuita e de qualidade é (…) o melhor caminho para vencer os obstáculos de pobreza e de subdesenvolvimento de um país. Elza Cotrim Soares (FCM/UNICAMP)


99% das pesquisas são feitas pelas universidades públicas
O estudo “Pesquisa no Brasil – Um relatório para a CAPES”, realizado pela empresa norte-americana Clarivate Analytics, aponta que a produção científica brasileira é feita quase exclusivamente dentro das instituições públicas de ensino. Segundo o relatório, divulgado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que reflete dados de 2011 a 2106, foram produzidos no período 250 mil papers que fazem parte da base de dados internacional Web of Science. Papers são ensaios, artigos ou dissertações publicados em periódicos especializados ou nos anais de congressos.
Públicas soberanas
Das 20 Universidades que mais produziram, 15 são federais (entre elas a UFSCar) e 5 estaduais (entre elas USP,UNESP e UNICAMP). A Universidade de São Paulo (USP) é a que possui a maior quantidade de produção e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) é a que possui maior impacto nas citações internacionais de papers.
Fonte: Clarivate Analytics


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *