F6: É hora de preparar a Pauta Unificada deste ano. Participe das assembleias de base e contribua


Boletim-do-F6Reunidas no dia 2/2/2016, as entidades que compõem o Fórum das Seis (F6) deram início à data-base 2016. A partir de um debate preliminar da conjuntura, a avaliação consensual é que está em curso um conjunto de ofensivas reitorais que sinalizam claramente com o desmonte da universidade pública.
Sinais evidentes: enxugamento de pessoal (expulsão de funcionários na USP via Programa de Incentivo à Demissão Voluntária – PIDV, não reposição de vagas abertas por aposentadorias, demissões, mortes nas três universidades), descumprimento de acordos celebrados (não equiparação entre os funcionários técnico-administrativos), repressão sobre os três segmentos, adoção de medidas para mostrar “responsabilidade” frente à crise (suspensão das carreiras na Unesp), supressão de direitos (corte de vagas e fechamento de creches), entre várias outras.
Todas essas medidas, longe de retratar uma postura “responsável” dos reitores, comprovam incapacidade e desinteresse em lutar por mais recursos para as instituições nos últimos anos, período em que houve uma expressiva expansão de cursos e campi sem a contrapartida orçamentária devida. Agora, quando os discursos de “crise” se multiplicam, é sobre a comunidade acadêmica que querem jogar a conta, por meio do confisco de direitos, agravamento das condições de trabalho e perspectiva de arrocho salarial. Ou seja, trata-se sim de uma crise de financiamento e não de crise financeira. Não vamos pagar por mais esta “crise”!
Olho no calendário
O Fórum das Seis indica às categorias que realizem uma primeira rodada de assembleias, até o dia 8 de março, para apresentar propostas à Pauta Unificada 2016 (leia a minuta aqui). Confira o calendário já definido pelo Fórum das Seis para o próximo período:
23/2/2016: Reunião do F6 em Botucatu. Entre outros pontos, será feito o lançamento de um caderno preparado pela Adunesp, que aborda a autarquização do HC da Unesp, com ato político simbólico em defesa dos hospitais universitários. (Mais detalhes serão divulgados em breve).
Até 8/3/2016: Primeira rodada de assembleias de base, para apresentação de propostas para a Pauta Unificada 2016.
10/3/2016: Reunião do F6, em São Paulo, para tabular e organizar as propostas vindas das assembleias.
De 11 a 18/3/2016: Segunda rodada de assembleias de base.
22/3/2016: Reunião do F6, em São Paulo, para avaliar o retorno das assembleias. Se possível, fechar a Pauta.
Até 31/3/2016: Protocolo da Pauta junto ao Cruesp.
[button link=”http://www.adunicamp.org.br/wp-content/uploads/2016/02/Boletim-do-F6-3-2-2016-1.pdf” icon=”file-o” color=”red”]Confira a versão em PDF do boletim aqui[/button]


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *