IX Encontro Brasileiro da REDESTRADO: "Trabalho docente no século XXI: conjuntura e construção de resistências"


Entre os dias 8 e 10 de novembro de 2017 será realizado o IX Encontro Brasileiro da REDESTRADO. Dentro da programação do evento, diversas atividades serão realizadas no auditório da ADunicamp, com destaque para a mesa “A Precarização do Trabalho Docente nas Instituições de Ensino Superior”, a qual será realizada no dia 09/11, a partir das 9 horas. Destacamos também o debate sobre “A necessária disputa do fundo público”, que será realizado no Auditório I do IFCH, no dia 10/11, entre as 09 e 12 horas. A seguir, saiba mais sobre o encontro e confira a programação completa:
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IX Encontro Brasileiro da REDE ESTRADO: “Trabalho docente no século XXI: conjuntura e construção de resistências”
A Rede Latino-americana de Estudos sobre o Trabalho Docente (REDE ESTRADO), criada no final de 1999, promove encontros bienais nos países participantes voltados à divulgação e à consolidação de estudos e pesquisas sobre trabalho docente. Para além desse objetivo central propicia o intercâmbio entre pesquisadores dedicados às discussões acerca das transformações atuais concernentes ao trabalho docente em suas múltiplas dimensões e abordagens; visando fortalecer os espaços de integração e de debate coletivo entre universidades, sindicatos e associações profissionais e científicas. Os encontros têm resultado em importantes proposições para as políticas públicas destinadas ao trabalho e ao emprego de professores e professoras nos níveis locais, regionais e nacionais. A Rede, seguindo sua tradição de debate, realizará seu próximo encontro brasileiro na Unicamp – Universidade Estadual de Campinas entre 08 e 10 de novembro de 2017 com o tema “Trabalho docente no século XXI: conjuntura e construção de resistências’.
O Brasil, assim como os demais países da América Latina, tem vivenciado profundas e contraditórias mudanças nas relações de trabalho, inclusive no campo da educação. Seus reflexos são visíveis na organização e nas condições de trabalho das professoras e professores que, cotidianamente, fazem a educação nacional.
[button link=”https://www.fe.unicamp.br/eventos/redestrado2017/” icon=”arrow-circle-o-up” color=”green”]Mais informações – REDESTRADO[/button]
Os acontecimentos políticos consolidados no golpe de maio de 2016, com o impeachment da Presidente da República impõem à população a aceleração de uma avalanche de políticas públicas restritivas que exigem permanente reflexão e resistências em direção à defesa da permanência e avanço dos direitos sociais.
Essa avalanche atinge o conjunto de docentes – da educação infantil ao ensino superior – em amplo espectro: dos direitos à sala de aula. O contexto atual marcado, entre outros aspectos, pela ampliação das formas de contratação precárias, pelas novas ondas do gerencialismo público, pelos avanços dos processos de privatização, pelas tentativas de esfacelamento dos coletivos e pelas políticas de cerceamento de liberdade na atuação das professoras e professores nas instituições educacionais, exigem de nós amplo debate e construção de resistências.
 
PROGRAMAÇÃO
ABERTURA
08/11 das 9h às 12h – Centro de Convenções da UNICAMP
Conferencistas:
Myriam Feldfeber
UBA, Coordenadora América Latina REDESTRADO
José Dari Krein
CESIT/IE/UNICAMP
ENCERRAMENTO
10/11 das 20h às 22h – Centro de Convenções da UNICAMP
Conferencista:
Dalila Andrade Oliveira
UFMG – Coordenadora América Latina REDESTRADO
Aparecida Neri de Souza
FE/UNICAMP
PAINEIS
Dia 08/novembro – das 17h30 às 19h30
Trabalho Docente: perspectivas teórico-metodológicas
Auditório Zeferino Vaz – Instituto de Economia
Regulações da carreira docente no contexto internacional
Auditório Jorge Tapia – Instituto de Economia
Políticas educacionais e trabalho docente: movimentos sociais e resistências
Salão Nobre – Faculdade de Educação
Trabalho docente e currículo escolar como campo para os negócios
Auditório ADunicamp
 
Dia 09/novembro –   das 17h30 às 19h30
Políticas e processos de formação docente: mecanismos de controle a mecanismos de resistência
Auditório Zeferino Vaz – Instituto de Economia
As pesquisas no Brasil e Argentina sobre trabalho e sindicalismo de professores diante da ofensiva neoliberal
Auditório ADunicamp
Saúde e trabalho docente: o desgaste mental no contexto da precarização
Auditório Jorge Tápia – Instituto de Economia
Trabalho docente na educação superior, lugar de trabalho, qual trabalho?
Auditório I – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
 
Dia 10/novembro – das 17h30 às 19h30
A reforma do ensino médio e suas implicações para o trabalho docente e a educação profissional tecnológica em suas diferentes modalidades
Auditório ADunicamp
Diversidade e desigualdade no trabalho docente
Auditório I – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
As tecnologias no processo de trabalho docente
Auditório Jorge Tapia – Instituto de Economia
Transformações no mundo do trabalho: natureza e processos
Auditório Zeferino Vaz – Instituto de Economia
 
MESAS REDONDAS
09/11/2017 das 9h às 12h
A contra-reforma de Temer e o desmonte dos direitos trabalhista no Brasil
Auditório Zeferino Vaz – Instituto de Economia
A precarização do trabalho docente nas Instituições de Ensino Superior
Auditório ADunicamp
Redes e movimentos em defesa da escola pública
Salão Nobre – Faculdade de Educação
Trabalho Docente, Saúde e Subjetividade
Auditório Jorge Tápia – Instituto de Economia
 
Dia 10/11/2017 – das 9h às 12h
A necessária disputa do fundo público
Auditório I – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Os sindicatos e a resistência à privatização da educação na América Latina e a educação básica no Brasil
Auditório ADunicamp
Trabalho docente e escola sem partido
Auditório Zeferino Vaz – Instituto de Economia
Além do documento: contribuições do marxismo para compreender a política educacional e repercussões sobre o trabalho docente
Auditório Jorge Tápia – Instituto de Economia
LANÇAMENTO DE LIVROS
09/novembro das 20h às 22h
ADunicamp
 
FILMES E VIDEOS
8, 9 e 10/novembro das 13h às 14h
Auditório da ADunicamp
 
ATIVIDADES CULTURAIS
09/novembro das 20h às 22h
ADunicamp


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