MOÇÃO DE REPÚDIO


A Associação de Docentes da Universidade Estadual de Campinas (ADunicamp) vem manifestar sua solidariedade para com o Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Ubaldo Cesar Balthazar, e seu chefe de gabinete, Áureo Mafra Moraes, e demais membros da comunidade universitária que, nas últimas semanas, vem sendo alvo de uma injustificável campanha de perseguição política promovida por membros da Polícia Federal (PF) e do Ministério Público Federal (MPF), em virtude das críticas realizadas em recente ato público à chamada operação “Ouvidos Moucos”, que, em Outubro do ano passado, levou à prisão o ex-Reitor da UFSC, Luís Carlos Cancelier de Olivo, quem acabaria por suicidar-se como consequência das vexações sofridas. Lembramos que, ao final do inquérito, não se achou qualquer culpa do falecido professor Cancelier em relação as irregularidades que lhe eram imputadas.
Deste modo, as investidas contra a Reitoria e a comunidade da UFSC constituem autêntica tentativa de cerceamento da liberdade de expressão e crítica dos universitários ao abuso de poder das autoridades que acabou conduzindo a morte do então Reitor. Esse ato, vem se somar a outras tantas ameaças à liberdade de cátedra nas universidades públicas brasileiras, como o recente Inquérito Civil, aberto pelo MPF, para investigar os cursos sobre o golpe de 2016, inclusive o curso livre realizado no IFCH-Unicamp, no primeiro semestre deste ano, sobre o qual esta entidade já se manifestou na última semana.
A ADunicamp vem reafirmar que a liberdade de cátedra é um preceito constitucional que rege a vida universitária e sem o qual esta se inviabiliza por completo. Assim, defender a liberdade de ensino, de pesquisa e de crítica é defender uma condição fundamental do trabalho docente, razão de ser de uma associação de professores. A universidade pública não será silenciada pelo arbítrio!
Campinas, 30 de agosto de 2018
[button link=”http://www.adunicamp.org.br/wp-content/uploads/2018/09/MoçãodeRepúdio_Reitor-da-UFSC_aprovada-no-CR_30Ago2018.pdf” icon=”file-o” color=”red”]VERSÃO EM PDF[/button]


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *