Moção de Repúdio – Caso Boulos


O companheiro Guilherme Boulos, coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), vem sendo alvo de ampla campanha de criminalização por conta de suas corajosas declarações em defesa da democracia e das lutas populares.
Este é o caso de jornais de grande circulação como, por exemplo, de O Estado de S. Paulo, cujo editorial on line de 26/3/2016 desqualifica e criminaliza ações de líderes de movimentos sociais que defendem a manutenção dos princípios básicos da democracia e denunciam o ataque vigente aos serviços públicos, a crescente politização da ação do Judiciário, a promoção do ódio contra defensores da livre expressão de opinião, inclusive contra aqueles que, como Boulos, combatem a constante busca dos meios de comunicação de “pautar” a sociedade.
Atua nessa mesma linha de criminalização de lideranças de movimentos populares, por exemplo, o deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA), que entrou com representação na Procuradoria da República no Distrito Federal pedindo a abertura de inquérito contra Guilherme por suposta “incitação ao crime” e “formação de milícia privada”. O mesmo mote de “incitação ao crime” foi utilizado pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) em uma segunda representação contra o coordenador nacional do MTST.
A Diretoria do ANDES-SN vem de público reiterar a histórica posição do Sindicato em defesa do direito de expressão e da auto-organização dos trabalhadores e oprimidos, ao mesmo tempo em que repudia veementemente os atos de criminalização relatados e se solidariza com o companheiro Guilherme Boulos.
Por liberdade de expressão! Contra a criminalização das lutas sociais!

Brasília/DF, 4 de abril de 2016

Diretoria do ANDES-SN


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *