A sessão do Cineclube ADunicamp desta quarta-feira, 17, integra a programação do 11ª Mostra Luta, que conta com o apoio da entidade, e exibirá o documentário “Dedo na Ferida”, de Silvio Tendler. O evento terá início às 19 horas.
O documentário aborda o sistema financeiro e suas contradições e questiona o discurso das autoridades financeiras de que não podemos gastar mais do que arrecadamos. Com base em diversas entrevistas, o documentário traça um panorama de como o capital pode influenciar a política, os governos e a vida cotidiana de qualquer pessoa.
Após a exibição, será realizado um debate com o professor doutor Pedro Paulo Zahluth, do Instituto de Economia da Unicamp.
Sessão das 19 horas
Data: 17/10
Documentário: Dedo na Ferida (2018)
Diretor: Silvio Tendler
Brasil
1h30
[button link=”https://www.imdb.com/title/tt8525482/” color=”red”]Informações – IMDB[/button]
 


 
 
É célebre o diagnóstico de Rosa Luxemburg sobre o futuro da Alemanha, nos anos 20 do século passado: socialismo ou barbárie. Deu barbárie. Alinhando-se com tendências muito claras no mundo contemporâneo, o Brasil coloca-se hoje, de maneira inequívoca, diante de uma encruzilhada semelhante: civilização ou barbárie. Nesse contexto, revisitar o filme de Margaretha von Trotta, uma das grandes diretoras do movimento que ficou conhecido com Novo Cinema Alemão nos anos 1980, possibilita uma reflexão sobre os rumos da história e como fantasmas do passado ressurgem – em parte com nova roupagem, em parte com traços muito semelhantes. Um grande filme, não só por seu tema, mas também pela abordagem, que conta com atuação magistral de Barbara Sukowa no papel da pensadora teuto-polonesa.
Sessão das 16h
Data: 17/10

Rosa Luxemburgo
Direção:  Margaretha von Trotta
Gênero: Biografia, Drama
Alemanha
[button link=”http://chaodefabrica.laboratoriocisco.org/” color=”red”]Informações – IMDB[/button]