Na atual conjuntura social e política do país, as tentativas de regressão social e ruptura da ordem democrática são cada vez mais frequentes. Elas incluem ataques à ciência, à cultura e à educação, sob forma de cortes de verbas, notícias falsas e atribuição de cargos a pessoas sem a devida qualificação ética ou acadêmica.
Como poderia a comunidade da Unicamp assumir publicamente a responsabilidade histórica de repudiar esses ataques e reafirmar o seu compromisso com a ciência, a tolerância e o pensamento crítico?
Uma oportuna sugestão está no Relatório Final da Comissão da Verdade e Memória “Octavio Ianni” da Universidade (2014-15). Trata-se de resgatar a Recomendação que solicita que o Reitor encaminhe ao Conselho Universitário (Consu) um novo debate sobre a outorga do título de Doutor Honoris Causa ao Cel. Jarbas Passarinho em 1973.
Leia mais…Ressalte-se que a permanência de um signatário do AI 5 entre a/os detentores desse título está em total desacordo com o projeto acadêmico da Unicamp. Como esclarece o seu Regimento Interno no seu artigo 248, a honraria é destinada a pessoas que “tenham contribuído, de maneira notável, para o progresso das ciências, das letras ou das artes” ou, ainda, que “tenham prestado relevantes serviços à Universidade”.
Coerente com a sua posição no debate travado no Consu em 2014, a Adunicamp acolheu o pedido de um coletivo de docentes e pesquisadores para que envide esforços no sentido de mobilizar todos as entidades representativas do campus pela sua reabertura imediata.
O gesto simbólico de revogar uma honraria a um fiel servidor da ditadura militar (1964-85) justifica-se não só por razões de ordem moral, política, histórica e teórica mas também por repudiar todos os atuais discursos em favor do autoritarismo.
O respaldo para essa posição é devidamente exposto e debatido em documentos encontráveis nesta página, a saber: artigos acadêmicos; depoimentos pessoais; notas (de ex-reitores, ex-diretores de unidades e ex-docentes da Unicamp); moções de congregações; e notas de apoio de outras universidades brasileiras.
GT – Pela Revogação do Título Honoris Causa concedido ao Cel. Jarbas Passarinho
Organização
ADunicamp | STU | APG | DCE
Composição
Prof. André Kaysel Velasco e Cruz (ADUnicamp)
Prof. João Ernesto de Carvalho (ADunicamp)
Matheus Alves Albino (APG Unicamp)
Patricia Kawaguchi Cesar (APG Unicamp)
Juliano Costa Carvalho (DCE Unicamp)
Erika Maria Rodrigues de Castro (STU)
Silvana Di Blásio (STU)
Profa. Aparecida Neri de Souza (FE)
Prof. Caio Navarro de Toledo (IFCH)
Prof. Josianne Frância Cerasoli (IFCH)
Equipe técnica:
Fernando Piva (ADunicamp)
Júnior Khaled Moreira (ADunicamp)
Paula Vianna (ADunicamp)
Roseli Coutinho (ADunicamp)
Agradecimentos especiais:
Prof. Álvaro Penteado Crósta (IG)
Profa. Itala Maria Loffredo D’Ottaviano (IFCH)
Prof. Wagner Romão (IFCH)