Vila ConViver: a primeira cohousing sênior do Brasil


Quando jovens, nos preparamos para a vida adulta, mas nem sempre planejamos o envelhecimento. Como gostaríamos de viver os anos de aposentadoria?

Um grupo de 46 pessoas, na cidade de Campinas, interior de São Paulo, já decidiu: quer viver entre amigos, e vai construir a Vila ConViver, primeira cohousing sênior do Brasil.

Segundo dados do IBGE, mais de 15% da população brasileira é composta por pessoas de 60 anos ou mais. Esse percentual tende a dobrar nas próximas décadas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Frente a essa realidade, em 2016, a Associação de Docentes da Unicamp (ADunicamp) divulgou aos seus associados, a proposta de implantação da cohousing sênior Vila ConViver. Ela havia sido gestada entre 2013 e 2015, no GT Moradia da instituição. Professores e funcionários, aposentados e na ativa, além de pessoas externas à Unicamp, resolveram levar a ideia adiante e fundaram, no final de 2017, a Associação de Moradores da Cohousing Sênior Vila ConViver.

Saiba mais sobre a Vila e a história das cohousings, neste link.

O projeto campineiro constitui-se em uma comunidade residencial intencional, destinada a pessoas de 50 anos ou mais. Ele é aberto a interessados que buscam uma vida em comunidade, sem abrir mão da individualidade, já que terão a própria casa.

Além das residências e espaços comuns adequados às necessidades dos idosos, a comunidade investe em reforçar laços que favoreçam uma vida harmônica, solidária e cooperativa.

Seus futuros moradores têm participado de todas as etapas do processo de construção, onde cada detalhe é pensado de maneira conjunta e as decisões são tomadas por consenso.

Para os membros da Associação de Moradores da Vila ConViver, está claro que o maior problema do idoso é a solidão e a falta de perspectivas. Daí a opção pela vida em comunidade, que já vem acontecendo, enquanto planejam os espaços físicos da futura moradia.

O projeto se orienta pelos princípios da sustentabilidade e acessibilidade, onde está prevista uma grande área comum, estimulando o convívio social, sem abrir mão das residências individuais. Vários equipamentos comunitários, como cozinha, academia espaços multiuso destinados a atividades como: saraus, palestras, projeção de filmes, trabalhos manuais, quiosques e outros, foram pensados e definidos pela comunidade.

Com estatuto próprio e formalizada juridicamente, a Associação adquiriu, em 2019, um terreno de 24mil m², no Jardim Alto da Cidade Universitária, Distrito de Barão Geraldo. O projeto arquitetônico contempla residências de dois e três dormitórios, sendo que, das 34 unidades habitacionais previstas, cerca de noventa por cento já estão ocupadas.

Em março deste ano tomou posse a nova diretoria da Associação, que tem como presidente Benedito Benedetti. O principal objetivo da diretoria eleita é “tirar do papel a Vila ConViver e concretizá-la em moradias, onde viveremos com segurança ao lado de amigos” – destacou Benedetti. “Neste momento, temos observado o interesse de diversas pessoas em buscar mais informações na página web da Vila, para tomar a decisão de nos procurar e conhecer melhor este projeto. Você também pode fazer parte dessa comunidade pioneira, ativa e solidária. Entre em contato conosco, vamos conversar!” concluiu ele.

Para saber mais sobre a Vila ConViver, acesse o site: www.vilaconviver.org.br.

GALERIA
Fotos: Divulgação/Vila ConViver

 

Rodas de conversa fortalecendo laços.

 

Nova diretoria da Associação: Ao centro, de branco, o presidente Benedetti e sua vice, Solange. À esquerda os tesoureiros Luiz e Eliana. Nas extremidades os secretários Álvaro e Maria.

 

Vista aérea do terreno onde será construída a Vila.

 

Terraplanagem concluída.

 

Projeto arquitetônico aplicado ao terreno.

 

No ato simbólico de entrega das chaves, os futuros moradores puderam ver no mapa a localização de suas casas


6 Comentários

Luciene Azevedo

Quero morar na vila conviver, como faço?

Fernando Piva

Para entrar em contato com a Associação responsável pela Vila, basta acessar vilaconviver.org.br

marina uchida

Olá, gostaria de saber sobre a Vila Conviver …

MARIA CRISTINA DE MELO

Tenho interesse de saber a respeito da VilaConviver

MARIA CRISTINA DE MELO

Tenho interesse de saber a respeito da VilaConviver

RENÉ BRENZIKOFER

Queridos, visto da Suiça a Vila ConViver é um exemplo lindo a ser segundo. Parabéns. Adoramos o artigo, elogios à Comissão de Comunicação. Abraços. René e Mailde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *