Os/as candidatos/as que se apresentam abaixo são responsáveis pelo conteúdo das mensagens. Abrimos o  espaço para que todos/todas candidatos/as apresentem suas proposta. A ordem da postagem está de acordo com a ordem de envio por parte dos/das candidatos/as. 

ELEIÇÕES – 14 E 15 DE MAIO/2019

Luiz F. Júnior

Prezados Docentes,

Venho humildemente solicitar o seu voto para ser seu representante junto ao CONSU (Bancada Geral). Acredito que há muito por ser feito e me coloco a disposição para esta nova empreitada. Acreditando em sua decisão de mudar antecipadamente agradeço o seu voto.

Atenciosamente,

Luiz Francesquini Júnior
francesq@unicamp.br

Professor Doutor Livre Docente da Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Graduado em Odontologia (FOP/UNICAMP) e Ciências Biológicas (FECLMM)
Especialista em Odontologia Legal e Deontologia (FOP/UNICAMP)
Pós Graduação Latu Sensu em Saúde Coletiva (FOP/UNICAMP)
Pós Graduação Latu Sensu em Odontologia do Trabalho (SLMANDIC)
Mestre em Odontologia Legal e Deontologia (FOP/UNICAMP)
Doutor em Clinica Odontológica
Doutor em Radiologia Odontológica (FOP/UNICAMP)
Livre Docente em Odontologia Legal e Deontologia (FOP/UNICAMP)
Contato – 19 21065281 / 19 9 83046173

Trabalho, Ordem e Progresso

Gilmar Barreto

Prezado (a) Colega

Sou candidato da representação docente nível MS-5 na eleição para o CONSU que irá ocorrer nos dias 14 e 15 de maio de 2019.

Sou uma voz independente representando os anseios da comunidade para uma Universidade Pública Gratuita e de Qualidade.

Pretendo, se eleito for para o Conselho Universitário:

  • Auxiliar o exercício da jurisdição superior da Universidade e traçar as suas diretrizes;
  • Participar das comissões assessoras permanentes e transitórias do CONSU;
  • Auxiliar na elaboração de uma política acadêmica, científica, cultural e de prestação de serviços à comunidade.

Coloco-me à disposição para aprofundar os pontos acima que considero importantes para nossa UNIVERSIDADE.

Venha aqui na FEEC para um cafezinho e trocarmos ideias sobre o melhor para nossa UNICAMP.  Esperança sempre!

Estou a sua disposição para conversarmos.

Cordial abraço

Gilmar Barreto
Ramal – 13817
gbarreto@dsif.fee.unicamp.br

José C. Geromel

Docteur d’État, France, 1976
Pesquisador 1A, CNPq, 1991
Prêmio Zeferino Vaz, Unicamp, 1994 e 2014
Membro titular da Academia Brasileira de Ciências, 1998
Pró-Reitor de Pós-Graduação, Unicamp, 1998-2002
Ordre des Palmes Academiques, France, 1999
Prêmio Scopus, Elsevier-Capes, 2007
Docteir Honoris Causa, Université Paul Sabatier, France, 2010
IEEE Distinguished Lecturer. USA, 2011
Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, 2018

Prezada(o) Colega,

Durante seis anos consecutivos, com muito apreço, fui um dos representantes dos professores titulares no CONSU.

Sempre atuei de maneira independente, sem qualquer tipo de compromisso ou alinhamento com os grupos já existentes, há vários anos, na nossa universidade.

Neste momento difícil que vive o nosso país, a educação e, em particular, as universidades públicas, acredito ser essencial a participação de colegas que levem ao CONSU uma visão alternativa para os vários problemas que vamos enfrentar. É preciso ficar atento para proteger o que construímos e garantir a UNICAMP como um dos alicerces das ciências e das artes no Brasil e na américa Latina.

Após afastamento voluntário de dois anos, sou novamente candidato e, se eleito, minha atuação continuará a ter os seguintes focos principais:

  • Excelência acadêmica, cientifica e cultural,
  • Transparência em todas as estâncias da universidade,
  • Autonomia e simplificação dos procedimentos administrativos.

Por este motivo, solicito o seu apoio e o seu voto.

Cordialmente,

José C. Geromel
geromel@dsce.fee.unicamp.br

Candidato a Representante dos
Professores Titulares no CONSU

Léo Pini

Prezada/o Colega Docente, maio/2019

Através desta mensagem apresento minha candidatura à Bancada de Representação Geral da Carreira Docente MS no CONSU e solicito o seu precioso voto.

Ideias sobre temas de relevância à UNICAMP podem ser encontradas aqui

Tendo origem em minha candidatura a Reitor em companhia do Prof. Ivan Ricarte (2017).

Cordiais saudações,

Léo Pini
leopini@fee.unicamp.br

Jaime Portugheis

Prezadas e Prezados Colegas,

Apresento a minha CANDIDATURA à Representação Docente na categoria BANCADA GERAL para o período 2019-2021.

A Unicamp enfrenta atualmente diversos desafios distintos. O mais premente é a diminuição de verbas para o exercício de suas atividades básicas de ensino, pesquisa e extensão. Mas enfrenta também mudanças que vem ocorrendo na sociedade tanto no Brasil quanto no mundo. Estas mudanças se refletem tanto no perfil dos alunos ingressantes, quanto no perfil dos alunos egressos dos cursos de graduação e pós-graduação.  E irão exigir novas formas de ação por parte da nossa universidade em todas suas atividades básicas.  Motivados por todos estes desafios é que apresentamos nossa candidatura ao CONSU. Acreditamos que todos os docentes da Unicamp podem contribuir com um debate baseado em ideias e argumentos. A nossa proposta é ouvi-los e representá-los na criação deste debate e nas novas formas de ação derivadas dele.

Agradeço a atenção e transcrevo abaixo minha breve biografia.

Cordialmente,

Jaime Portugheis
FT-Unicamp
jaime@ft.unicamp.br
19 – 2113-3427

Biografia

É Engenheiro Eletricista pela UFPE (1983), Mestre em Engenharia Elétrica pela FEEC-UNICAMP (1987), Doktoringenieur pela Technical University of Darmstadt, Alemanha (1992), Livre-Docente pela FEEC-UNICAMP (1998) e Professor Titular pela FT-UNICAMP (2011). Foi docente da FEEC de 1992 a 2012 e desde então é docente da FT.  Na FEEC foi membro das Comissões de Graduação, Pós-Graduação, Extensão e também de sua Congregação.  Em 1999 e 2000 coordenou o Grupo de Comunicações da Reforma Curricular da FEEC.  Exerceu a Chefia do Departamento de Comunicações em 2003 e 2006.  Na FT foi membro da Comissão de Pós-Graduação e é membro de sua Congregação desde 2012.  De 2013 a 2015 coordenou a Comissão de Espaço Físico. Foi membro da comissão que criou o curso de Doutorado em Tecnologia em 2014. É membro Sênior da Sociedade Brasileira de Telecomunicações. Foi coordenador técnico de simpósios nacionais e internacionais na área de telecomunicações. Foi coordenador geral do XXXV Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais realizado na cidade de São Pedro, SP, em 2017.

Rodrigo G. Pagnano

Caro(a) colega,

Apresento a minha candidatura a representante docente da categoria MS-3 ao
Conselho Universitário.

Sou professor da Faculdade de Ciências Médicas desde 2015 e Chefe do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da FCM desde 2017. Fiz a Graduação, Mestrado e Doutorado na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP.

Minha candidatura tem como base a valorização da carreira docente, no cenário atual em que enfrentamos o desafio da manutenção da sua atratividade. Neste momento, em que as limitações à progressão na carreira e à reposição de vagas ameaçam impactar na qualidade acadêmica da Universidade, pretendemos atuar na defesa do papel central dos docentes como o principal garantidor da excelência conquistada pela UNICAMP desde a sua formação.

Como atuante na área da saúde, minha intenção é também participar das discussões sobre investimentos na área e na busca de novas fontes para o seu financiamento, questão que afeta direta ou indiretamente toda a UNICAMP.

Também temos como preocupação central a ampliação e o fortalecimento das atividades de extensão universitária e de relação com a sociedade.

Assim, nos colocamos à disposição para representar a categoria MS-3 junto ao CONSU e auxiliarmos de forma ampla nas formulações das políticas da Universidade para o biênio 2019-2021.

Abraço,
Rodrigo G. Pagnano
rpagnano@fcm.unicamp.br

Diama Bhadra Vale

Caras e caros colegas,

A universidade é um instrumento essencial para o desenvolvimento autônomo da sociedade. O Conselho Universitário deve assegurar a execução da produção e transmissão do conhecimento crítico, além de superar de forma criativa os obstáculos atuais para o seu pleno funcionamento.

Estou me candidatando a representação docente na categoria MS-3 do Conselho Universitário. Sou professora da Faculdade de Ciências Médicas, mulher, jovem e ginecologista, com atuação na defesa e implementação de Políticas de Saúde da Mulher.

Considero os principais desafios para o Conselho Universitário no próximo biênio:

  • Afirmar a importância da universidade como agente de transformação social, através da produção de conhecimento científico, tecnológico e Para isso defender a autonomia universitária, a liberdade de cátedra e fortalecer a inclusão.
  • Garantir a atuação da universidade junto à comunidade, com estímulo a extensão e permitindo o funcionamento adequado do parque tecnológico da
  • Apoiar um projeto que contemple as necessidades da área da saúde que fortaleça a universidade como um
  • Reconhecer que a valorização da carreira docente é essencial para que a universidade possa exercer o seu papel de excelência no desenvolvimento da sociedade, o que inclui o respeito à remuneração adequada e às estratégias de progressão e qualificação.

Um grande abraço,

Diama Bhadra Vale