Na manhã desta segunda-feira, 26, a Reitoria da Unicamp realizou reunião específica com docentes e funcionários/as não docentes para discutir a situação do teto salarial na Unicamp (foto). O encontro foi realizado no auditório 5 da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), e contou com a participação da ADunicamp, representada por diversos diretores/as que lá estiveram.

A Reitoria confirmou o corte nos salários de 109 docentes e funcionários/as não docentes aposentados/as, realizado em agosto/2019. A decisão de cortar os salários dos/das 328 docentes e servidores/as aposentados/as e ativos/as que ainda não sofreram cortes, deverá sair em breve, conforme fala do Reitor Marcelo Knobel.

“O que já foi determinado é que os servidores que aposentaram com parcelas extra-teto terão cortes, e aqueles que aposentarão a partir de agora serão também cortados no teto. A gente está vendo como proceder com os professores que estão ativos”, disse Knobel.

Nos próximos dias, a ADunicamp entrará com uma ação coletiva, em que buscará a garantia de que os vencimentos dos/das docentes da universidade não sofrerão cortes.

“É inadmissível que São Paulo tenha o segundo teto salarial mais baixo da federação. A grande maioria dos estados tem seu teto nos salários dos desembargadores e assim deveria também ocorrer em São Paulo. Essa decisão do governador em rebaixar artificialmente seus vencimentos traz graves danos para as carreiras do funcionalismo público, inclusive para docentes da Unicamp. Estamos lutando para reverter isso em duas grandes frentes: a primeira é pela alteração da Constituição Estadual. E a segunda é na disputa jurídica por manter os vencimentos conquistados por meio de décadas de trabalho docente”, disse o professor Wagner Romão, presidente da ADunicamp.

ASSEMBLEIA – 30/08

Após a reunião com a reitoria, a diretoria da ADunicamp decidiu por convocar nova assembleia para tratar exclusivamente da questão do teto. A reunião será no próximo dia 30 de agosto, a partir das 11h45 (12h15 em segunda chamada) e será realizada no auditório da entidade. Os itens de pauta são: 1 – Informes; 2 – Teto Salarial.

Para saber mais sobre a questão, acesse a área específica no site da entidade (clique aqui)