ADunicamp CONCERTOS apresenta o show ‘Enquanto o Tempo Para’, de Regina Machado com Mário Manga


A série ADunicamp CONCERTOS traz para o palco da entidade o show ‘Enquanto o Tempo Para’, o mais recente trabalho da cantora, compositora, violonista e pesquisadora Regina Machado. Docente do Instituto de Artes da Unicamp, a artista apresenta o repertório do EP ao lado de seu parceiro neste trabalho, o multi-instrumentista Mário Manga. A apresentação será no dia 18 de maio de 2023 (quinta-feira), a partir das 20 horas, no Auditório da ADunicamp. A entrada é gratuita e aberta a comunidade.

Sobre o EP e o Show
A cantora, compositora e violonista Regina Machado fez diferente no seu 5º disco, o EP Enquanto o Tempo Para (Canto Discos/Tratore/plataformas digitais), no qual ‘Convida’ o multi-instrumentista Mário Manga. Entrou no estúdio e, com o seu violão e sua voz, gravou, ao vivo, algumas de suas parcerias com Déa Trancoso e Consuelo de Paula. Detalhe é que o violão sempre presente em seus trabalhos, dessa vez protagonizou. A partir do resultado, o multi-instrumentista e arranjador Mário Manga complementou com violoncelo, guitarra e violão de aço, dando singularidade ao álbum.

A cooperação entre Regina e Mário Manga vem de muito tempo. São idéias que se complementam, com Manga propondo soluções originais para arranjos das composições, que, segundo ele, já vêm bem prontas. Por outro lado, Regina enfatiza, “é aquela química que funciona. Musicalidade e diversão! Trabalhar com Manga é um acontecimento sempre alimentado pela alegria, e isso é necessário, principalmente no momento que estamos vivendo no Brasil. É preciso graça e coragem para transformar, com nossa força criativa, o estado de coisas.”

Uma motivação para o EP foi a experiência da turnê que Regina fez com o formato violão e voz, pelo Sonora Brasil, do Sesc Nacional/2019. Esse show, ao lado das cantoras/violonistas Lucina e Badi Assad, que formou o trio Líricas Modernas, foi em mais de 40 cidades do Sul, Centro-oeste e Sudeste do país. Mostravam repertório autoral e se acompanhavam em arranjos que desenvolveram para a ocasião. Intensificou-se a relação Regina/violão, instrumento que a acompanha desde a infância. A possibilidade de mostrar suas canções foi também estímulo para que o material se tornasse o novo EP.

Outra das novidades é a parceria com Déa Trancoso e Consuelo de Paula. Figuras de relevância dentro da MPB recente, Regina as conheceu, ambas mineiras, em eventos musicais coletivos pelo Brasil, e descobriu afinidades artísticas, que resultaram nas dezenas de composições com Consuelo. O mesmo se deu com Déa. Regina também comemora indicações ao Prêmio Profissionais da Música/2023, nas categorias, “Criação – Artista/MPB/Sudeste” e “Educação – Professor Universitário/Canto”.

Enquanto o Tempo Para, título do EP, além de frase de Lírica, parceria com Consuelo, procura refletir, diz Regina, “o momento que vivemos a partir de situações extremas, sejam de perdas individuais ou coletivas. Como o tempo parece entrar em suspensão e proporcionar, em nós, uma brecha para aprofundar as percepções, o pensamento e, a partir daí, transformar”. Essa procura continua no texto do encarte, escrito pela cantora e filósofa Eliete Negreiros, que ajudou na escolha do repertório e resumiu, “canções em que letra e música estão tão amalgamadas que fica difícil imaginar que uma existiu sem a outra, (…)”. Ou na parte gráfica de Gal Oppido, que faz uso da imagem desfocada, “em uma atmosfera, que reitera a percepção de tempo suspenso e o mistério que se revela à medida que a escuta se realiza. Foi Gal quem batizou o trabalho!”, finaliza Regina.

O repertório do EP traz as canções Gerbera Árvore, Lírica e No rodopio do vento, parcerias de Regina com Consuelo de Paula; além de Sunyata e Balada para uma voz, compostas com Déa Trancoso.

SOBRE ELES
Regina Machado é paulistana e tem vários CDs lançados, entre eles Sobre a Paixão (2000) e Mutiplicar-se Única – Canções de Tom Zé (2015). Todos bem recebidos pela crítica. Fez doutorado no Depto. de Semiótica e Linguística da USP, sob orientação do professor/compositor Luiz Tatit. Graduou-se em Música Popular pela Unicamp, onde atua como docente de Canto Popular. É autora do livro A Voz na Canção Popular Brasileira: um estudo sobre a Vanguarda Paulista (ed. Ateliê Editorial/2011).

Mário Manga é paulistano, atuante na cena da vanguarda, e fundador dos grupos Premeditando o Breque e Música Ligeira. Formado em composição pelo Departamento de Música da ECA/USP, já produziu Ivan Lins, Chico César, Ná Ozzetti, entre outros. Além de violão, toca violoncelo, bandolim, cavaquinho mas “se diverte mesmo é na guitarra elétrica”, como ele diz.

SERVIÇO
ADunicamp CONCERTOS: show ‘Enquanto o Tempo Para’, com Regina Machado e Mário Manga
Data: 18 de maio de 2023 (quinta-feira)
Horário: 20h
Local: Auditório da ADunicamp
Entrada Gratuita


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *