Fui docente da Unicamp por 45 anos. Fui representante docente junto ao Conselho Universitário por diversos mandatos, Vice-Presidente da Adunicamp, Diretora do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE), Coordenadora da Coordenadoria dos Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (COCEN) e me aposentei enquanto Pró-Reitora de Pós-Graduação. E continuo me dedicando intensamente à universidade, como Professora Colaboradora.
Durante todos estes anos, sempre tive muito orgulho em fazer parte desta universidade, orgulho de seu pioneirismo no desenvolvimento do pensamento crítico e da relevância de seus posicionamentos em momentos críticos da história recente de nosso país.
Não posso deixar de apoiar o movimento “Unicamp pela Democracia” e me manifestar, veementemente, pela revogação do título de Doutor Honoris Causa outorgado em 1973 a Jarbas Passarinho.
O coronel, então ministro da ditadura militar que nos assolava e um dos sustentadores do AI 5, jamais contribuiu para “o progresso das ciências, das letras ou das artes” e jamais “prestou relevantes serviços à Universidade”.
Nestes difíceis momentos de nossa história, o país precisa, mais uma vez, de uma atitude corajosa e exemplar da Unicamp.
Não percamos a esperança!
Itala M. Loffredo D’Ottaviano
0 Comentários