Neste dia 19 de setembro de 2023 comemoramos a criação de um dos maiores patrimônios do povo brasileiro: o Sistema Único de Saúde (SUS), sendo o único a garantir assistência integral e completamente gratuita a todos/as brasileiros e brasileiras, desde o seu nascimento.
Criado em 19 de setembro de 1990, pela Lei Nº 8.080, o SUS representa uma das maiores conquistas nacionais e é considerado o maior sistema de saúde pública do mundo, atendendo a 190 milhões de pessoas, sendo que 80% delas dependem exclusivamente do SUS para qualquer atendimento de saúde.
O marco histórico aconteceu na 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em março de 1986, quando seus pilares começaram a ser definidos, abordando três temas principais: a saúde como dever do Estado e direito do cidadão; a reformulação do Sistema Nacional de Saúde e o financiamento setorial. Nesse sentido, o SUS é um projeto que assume e consagra os princípios da Universalidade, Equidade e Integralidade da atenção à saúde da população brasileira.
Durante os anos de enfrentamento da pandemia de Covid-19 foi de fundamental importância a existência de um sistema de saúde público, oferecendo acesso universal à saúde sem qualquer discriminação. A assistência integral à saúde é direito de todos os brasileiros, da gestação à vida, com foco na saúde e qualidade de vida, com o objetivo de prevenir e promover a saúde. O Brasil tem muito a comemorar com os 33 anos de resistência do SUS.
Viva o SUS!
0 Comentários