CR aprova participação de pesquisadores/as em suas reuniões


Pesquisadores/as da Unicamp, que a partir deste ano passaram a ser incorporados ao quadro de associados/as da ADunicamp, terão em breve sua representação também no CR (Conselho de Representantes) da entidade. A decisão foi tomada, por unanimidade de conselheiros/as presentes, em reunião do CR realizada nesta quarta-feira, 27 de setembro.

Deverão ser escolhidos/as um membro titular e um/a suplente, em eleições a serem realizadas em data a ser definida. A inclusão de pesquisadores/as na ADunicamp foi decidida após minuciosa análise jurídica, com base nos estatutos da entidade, e também após consulta e aprovação do ANDES-SN. A Unicamp conta com cerca de 90 pesquisadores/as, dos quais 25 já se associaram à ADunicamp.

SERVIDORES/AS

Durante a reunião do CR, a presidenta da ADunicamp, professora Silvia Gatti (IB), fez um relato detalhado das reuniões e encaminhamentos entre o STU e a Reitoria, no contexto da greve em curso na Universidade.

Vários dos encaminhamentos têm sido mediados pela Diretoria da ADunicamp, que participou de reunião realizada com a Reitoria em 13 de setembro e também da audiência pública sobre o ponto eletrônico, realizada no dia seguinte. E deverá participar da próxima reunião agendada para esta sexta-feira, 29 de setembro.

A professora Silvia lembrou que, nas negociações da greve com a Reitoria, o STU mantém uma pauta de quatro reivindicações aprovadas em assembleias, mas que o principal impasse gira em torno da implantação do ponto eletrônico. “Temos nos posicionado claramente no sentido de buscar soluções. A definição de frequência é indispensável, mas será que o ponto eletrônico é a única ferramenta? O STU já apontou algumas alternativas e que são válidas. Já temos experiências de outras universidades”, apontou Sílvia, ao defender que o diálogo poderá levar a soluções.

O CR aprovou também a súmula da reunião realizada em 29 de agosto.

REPÚDIO A LEMANN

Uma moção de repúdio ao acordo firmado entre o MEC e o empresário Jorge Paulo Lemann foi aprovada por unanimidade de conselheiros/as presentes na reunião. Abaixo, a integra da moção:

“O empresário Lemann é um dos principais responsáveis pela ‘inconsistência administrativa’ (na realidade mega-fraude contábil) ocorrida nas Lojas Americanas. O presidente Lula afirmou um tempo atrás que Lemann ‘era vendido como suprassumo do empresário bem sucedido, mas que suas ações contradizem esta imagem’.

Entretanto, reportagem recente do jornal Estadão informa que a ONG MegaEdu, financiada por Lemann, fechou acordo com o MEC para assessorar a conectividade das escolas públicas à internet. Também a mesma ONG faz parte de um conselho do Ministério das Comunicações que definirá parte dos 6,6 bilhões de reais destinados à conectividade dos estudantes.

O Conselho de Representantes da ADunicamp, reunido no dia 27 de setembro de 2023, repudia veementemente a permissividade do Governo Federal à interferência de Lemann e defende a anulação dos contratos da ONG MegaEdu com os ministérios do governo e a saída dos prepostos do empresário dos cargos públicos.”

O CR ainda colocou a importância da participação de todos nas eleições do próximo dia 30 para o Conselho Tutelar de Campinas (acesse aqui e leia sobre).


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *