IV Encontro sobre Carreira EBTT e Ensino Básico das Iees/Imes ocorrerá nos dias 29 e 30 de setembro


A ADunicamp participará do encontro, sendo representada pelos professores Edson Joaquim dos Santos (ADunicamp e COTUCA) e Francisco Fonseca Rodrigues (COTUCA). 

Nos dias 29 e 30 de setembro ocorrerá o IV Encontro Nacional do ANDES-SN sobre Carreira Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) e Ensino Básico das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior (Iees/Imes). O evento, que é uma deliberação do 66º Conad, será realizado desta vez na sede do Sindicato Nacional, em Brasília (DF).

A abertura do encontro se dará na sexta-feira (29), às 14h, seguida da realização do painel “A luta conjunta da Educação Básica, Técnica e Tecnológica e Magistério Superior”. No mesmo dia, haverá um momento de troca de experiências entre as e os presentes sobre os enfrentamentos locais e possibilidades de organização e luta da categoria.

No sábado (30), as e os docentes debaterão temas como carreira única de docente federal e sobre carreira das Estaduais, os desafios e especificidades EBTT no ensino, pesquisa e extensão e o novo Ensino Médio (NEM). Ainda haverá a exibição do documentário “NEM: Um Fracasso Anunciado”, do diretor Carlos Pronzato.

“O IV Encontro Carreira EBTT e Ensino Básico das Iees/Imes terá como mote os debates em torno, principalmente, da carreira docente. Em especial, vamos tratar sobre temas que afetam a estrutura da carreira, tais como as progressões e as promoções. Teremos uma mesa sobre a carreira única de professor federal, que envolve diretamente as e os docentes EBTT, e que é uma pauta já consolidada no nosso sindicato”, contou Jennifer Webb Santos, 1ª tesoureira do ANDES-SN e da organização do encontro, que é docente EBTT.

Segundo a diretora do Sindicato Nacional, outros temas também serão abordados como a revogação do Novo Ensino Médio, que aprofunda a desigualdade estrutural na Educação e dificulta o acesso de estudantes das escolas públicas às universidades públicas, e também as regulações relacionadas ao processo de organização da categoria docente, como a Portaria 983/20, que traz ataques a docentes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica ao estabelecer um aumento da carga horária mínima a ser cumprida e, ainda, institui obrigatoriamente o controle de frequência por meio do ponto eletrônico.

De acordo com a 1ª tesoureira do ANDES-SN, o encontro visa reunir professores e professoras do EBTT e das instituições estaduais e municipais de ensino básico que estão vinculados ao Sindicato Nacional e, também, toda a categoria docente. “O encontro é para todos os e as docentes, para toda a categoria, porque a pauta EBTT e da Educação Básica é a pauta do ANDES-SN e da defesa da educação pública”, reforçou Jennifer.


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *