A ADunicamp teve um papel central em todo o processo de criação e fundação do ANDES-SN. O hoje Sindicato Nacional foi fundado em 19 de fevereiro de 1981, em Campinas (SP), então como Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior – a ANDES.
Mais de 600 docentes de universidades públicas de todo o país, com a participação ativa da ADunicamp, que havia sido criada quatro anos antes, participaram do ato de fundação. Nascia então a primeira entidade nacional da categoria independente da tutela do Estado.
O país vivia os anos finais da Ditadura Militar, sob férrea legislação antisindical. Assim, só em 1988, três anos após o enterro final da Ditadura e a proclamação da Constituição Cidadã, ANDES passou a ser o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior – o ANDES-SN.
Desde a sua fundação, o ANDES-SN defendeu a importância de manter a luta por uma universidade pública, gratuita e de qualidade ao lado das lutas por trabalho, pela terra, por direitos e melhores condições sociais da população brasileira. Não separar o trabalho acadêmico da realidade social e conduzir as lutas docentes ao lado das lutas do conjunto da sociedade.
Alguns pontos da Carta de Compromisso deixam claro os caminhos das principais ações:
– Lutar pela educação pública de qualidade, pela valorização do trabalho docente e pela autonomia das instituições públicas de ensino superior.
– Lutar pela universalização do acesso à educação superior pública e gratuita, com garantia de permanência.
A ADUNICAMP SAÚDA OS 43 ANOS DO ANDES-SN E REAFIRMA A IMPORTÂNCIA DOS SINDICATOS PARA A MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE VIDA E TRABALHO NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS!
0 Comentários