O calendário das eleições para a nova Diretoria da ADunicamp no biênio 2024-2026 foi apresentado pela atual Diretoria ao CR (Conselho de Representantes) da entidade, reunido nesta terça-feira, 20 de fevereiro. Nas eleições, que ocorrerão nos dias 14 e 15 de maio, serão também eleitos(as) docentes que integrarão o CR no período.
O processo eleitoral será iniciado no dia 1° de abril, com a divulgação do edital de convocação das eleições. Em 4 de abril deverá ser votada, em Assembleia da ADunicamp, a Comissão Eleitoral. Estão aptos a votar, tanto na escolha da Comissão Eleitoral como nas eleições da Diretoria e do CR, associados (as) até 16 de fevereiro de 2024.
O prazo para inscrição de chapas e candidatos(as) ao Conselho de Representantes será aberto em 2 de abril e encerrado no dia 22 de abril. Estão aptos a se candidatar associados(as) até 16 de novembro de 2023. A Diretoria deverá publicar e divulgar as chapas inscritas até 24 de abril de 2024, e o prazo para qualquer pedido de impugnação será encerrado cinco dias depois, dia 29.
A realização de eventual debate entre integrantes das chapas ou apresentação de propostas se houver chapa única acontecerá entre os dias 4 a 9 de maio. A apuração dos votos ocorrerá em 16 de maio, a partir das 10h, e a posse da nova Diretoria e do novo CR em 29 de maio.
A presidenta da ADunicamp, professora Silvia Gatti, lembrou que pela primeira na história da entidade pesquisadores(as) da Universidade, que passaram a se sindicalizar a partir do ano passado, poderão votar e se candidatar nas eleições.
A professora Maria José Mesquita (IG), diretora da ADunicamp e que participou da apresentação do calendário eleitoral, ressaltou que essas eleições terão uma importância especial, uma vez que a campanha de sindicalização realizada em 2023 trouxe para a entidade mais de uma centena de novos(as) docentes.
“Estamos montando uma estratégia especial de divulgação dessas eleições, para garantir uma participação o mais ampla possível. Queremos fortalecer ainda mais o Conselho de Representantes, pois é a partir dele que as Unidades da Universidade são representadas no nosso sindicato; e é fundamental também para dar legitimidade às gestões da ADunicamp”, relatou a professora Silvia.
A professora lembrou que as principais causas, reivindicações e lutas docentes são tratadas a partir do sindicato. “Temos, na Unicamp, docentes das mais diversas faixas etárias e diferentes níveis de carreiras. Docentes de A a Z. E a ADunicamp atua em defesa de docentes de A a Z”, afirmou.
PRÊMIO MOHAMED
O Conselho de Representantes também aprovou, na reunião, o calendário para a edição 2024 do “Prêmio Reconhecimento ADunicamp Prof. Mohamed Habib”. O edital detalhado do prêmio deverá ser publicado em 4 de março e o recebimento de inscrições se prolongará por um mês, até 4 de abril.
A análise dos inscritos pela Diretoria da ADunicamp e pela Comissão de Aprovação deverá ser encerrada em 13 de maio e já no dia seguinte serão divulgados os resultados. A Cerimônia de Premiação ocorrerá em 6 de junho.
A premiação tem por objetivo reconhecer as ações de pessoas ou organizações que contribuíram de forma relevante para o fortalecimento de boas práticas políticas, sociais e civis. Podem participar todas as pessoas ou grupos atuantes na comunidade da Unicamp: servidores docentes, servidores técnico-administrativos, funcionários terceirizados (limpeza e segurança), discentes, núcleos, grupos, associações e organizações que se destacaram com ações e trabalhos dentro e fora da Universidade.
O Prêmio, instituído pela atual Diretoria da ADunicamp em 2022, homenageia o professor Mohamed Habib, do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp, falecido em janeiro de 2022. Ele dedicou sua vida ao ensino, à pesquisa e à defesa permanente das causas ecológicas e humanitárias.
ADunicamp
[…] ADunicamp apresenta calendário das eleições para nova Diretoria e novo CR para o biênio 2024-202… […]