No episódio 56 do podcast Conexão ADunicamp o assunto em questão é o desafio da uberização do trabalho, alavancado na última década pelo avanço da tecnologia e a crescente digitalização da economia.
Uberização é um neologismo que define as relações de trabalho com contratos independentes de trabalhadores que utilizam uma plataforma online como intermédio para realizar atividades econômicas baseadas na prestação de serviços.
Quem descreve o cenário atual que esses trabalhadores e trabalhadoras enfrentam é o professor Ricardo Antunes, docente no Departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Direitos Humanos (IFCH/Unicamp).
Ricardo Antunes é autor de diversos livros sobre o mundo do trabalho. Recentemente publicou Icebergs à deriva: o trabalho nas plataformas digitais e Uberização, trabalho digital e indústria 4.0 (ambos pela editora Boitempo, 2020).
No Brasil já são quase 1 milhão de pessoas que trabalham para as plataformas digitais, com jornadas de trabalho de 12 horas em média.
Neste bate papo vamos entender como essa nova fase da revolução industrial impacta o mundo do trabalho e como será futuro do trabalho.
Confira esse episódio no player abaixo ou, se preferir, neste link:
Você pode ouvir o podcast #ConexãoADu nas principais plataformas do gênero: Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts etc. E, se preferir, acesse pelo Youtube.
CRÉDITOS
Roteiro e apresentação: Cristina Segatto e Paulo San Martin
Convidado: Ricardo Antunes, docente no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH/Unicamp)
Edição: Paula Vianna
Vinheta: Magrão Percursionista
Produção e Coordenação: Fernando Piva
Realização: ADunicamp
SIGA NOSSAS REDES
0 Comentários