Assembleia aprova paralisação de docentes e participação no ato público na USP, dia 16


A proposta do Fórum das Seis de realizar paralisação das Universidades Paulistas e participar de ato público em frente à Inova USP no dia 16 de maio, quando ocorre a reunião com o CRUESP para discutir as reivindicações da data-base 2024, foi aprovada em assembleia de docentes realizada no auditório da ADunicamp nesta quinta-feira, 9 de maio. A ADunicamp vai disponibilizar transporte aos interessados/as em participar do ato (informações no final do texto).

A presidenta da ADunicamp, professora Silvia Gatti (IB), ressaltou a importância da mobilização da comunidade universitária neste momento, para garantir avanços nas negociações em curso. A reunião do Fórum das Seis realizada em 6 de maio com técnicos do CRUESP, lembrou a professora, apontou para a possibilidade de avanços nas negociações da recomposição das perdas salariais históricas, para além da reposição inflacionária nas negociações deste ano.

Essa possibilidade é dada pelo avanço na arrecadação do ICMS paulista, que teve em abril – segundo dados atualizados neste 9 de maio – um crescimento nominal de 14%, atingindo R$ 13,3 bilhões. No acumulado do ano (janeiro a abril) o crescimento ultrapassou os 12% do previsto. Esses dados indicam que as universidades deverão ter, neste ano, um acréscimo de pelo menos R$ 1 bilhão a mais em seu orçamento, com relação a 2023.

A professora Diama do Vale (FCM), 1ª Tesoureira da ADunicamp, apontou que os resultados da arrecadação do ICMS, que se consolidam mês a mês, mostram que as Universidades têm recursos para atender a pauta do Fórum das Seis, que reivindica um reajuste de 11% em maio e 7%, a ser negociado no segundo semestre, o que representaria a reposição das perdas acumuladas desde maio/2012.

A professora Regina Célia da Silva (CEL), Diretora de Comunicação da ADunicamp e que também participou da reunião com o grupo técnico do CRUESP em 6 de maio, reforçou a avaliação de que há uma predisposição em negociar as perdas históricas. E, na avaliação dela, a mobilização da comunidade também é essencial neste momento para que esses avanços possam se consolidar.

“Queremos contar com o maior número possível de docentes, técnico-administrativos e estudantes no ato do dia 16, na Inova USP”, convocou a professora Silvia Gatti.

TRANSPORTE

A ADunicamp fornecerá transporte aos interessados/as em participarem do Ato Público em frente a INOVA USP, no em 16 de maio de 2024 (quinta-feira), dia da negociação entre Fórum das Seis e CRUESP.

Para reserva de vagas, é necessário preencher o formulário disponível neste link. Vale lembrar que as informações solicitadas são exigências da empresa de transporte.

Participem do ato! De maio/2012 até a data-base atual, deixamos de receber 20 salários! Somente com mobilização forte teremos a chance de negociar perdas salariais, melhora nos níveis iniciais das carreiras, nas condições de trabalho e na permanência estudantil! Juntem-se a nós para fazer deste 16 de maio de 2024 um marco em nossas conquistas!


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *