A ADunicamp desde o início apoiou os(as) docentes do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp quando da evidenciação do desvio de verbas de projetos desses docentes junto a Fapesp pela servidora FUNCAMP, Ligiane Marinho de Ávila.
Para todos(as) docentes envolvidos(as) a ADunicamp liberou a LBS – Advogadas e Advogados, que nos dá assessoria jurídica, para orientá-los(as) e seguir com seus processos junto ao judiciário. Também foi a LBS quem auxiliou no pedido de instauração do inquérito policial relativo ao caso.
A presença desse caso nas diferentes mídias, de forma equivocada e que em muitas vezes em suas manchetes culpabiliza os(as) docentes, não tem merecido da Unicamp respostas efetivas que evidenciem seu apoio aos(às) docentes. A administração central da Unicamp, por meio de sua reitoria, tem respondido ao caso com uma sindicância, para a qual pedimos celeridade.
Frente a isso, a Diretoria da ADunicamp expressa todo o seu apoio aos(as) docentes do IB, preocupada com a qualidade do trabalho desses(as) docentes, bem como com os impactos a cada um(a) deles(as) no que tange à saúde e bem estar.
Por isso, a Diretoria da ADunicamp encaminhará à reitoria solicitação para que receba e acolha em reunião os(as) docentes do IB para momentos de escuta e decisões.
A Diretoria | Gestão 2024-2026
Campinas. 28 de agosto de 2024
Elizabeth Bilsland
Agradeço muito à Adunicamp pelo apoio tão importante neste momento que gera tanta preocupação para todas as vítimas.