O Conselho Universitário da Unicamp (CONSU), reunido no dia 24 de setembro de 2024, aprovou a moção pelo urgente cessar-fogo na Faixa de Gaza, apresentada pelo Comitê Unicamp em Solidariedade ao Povo Palestino. A guerra já causou mais de 42 mil mortes, segundo o Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, território palestino governado pelo Hamas. Nas últimas 24 horas, mais 45 pessoas foram vítimas das ações do exército israelense.
Além dos ataques em Gaza, o conflito tem escalado e atingido outros territórios no Oriente Médio. Mais de 22 mil pessoas que fogem dos bombardeios israelenses no Líbano entraram na Síria desde o final do mês de setembro, segundo informações divulgadas pela Agência Brasil, obtidas com fontes de segurança sírias.
Aprovada por unanimidade, a moção repudia atos de violência contra populações civis na Faixa de Gaza e exige o fim das hostilidades no Oriente Médio. “O Consu repudia atos de violência contra populações civis no Oriente Médio e em particular condena as brutais atrocidades na Faixa de Gaza”, aponta o documento. “Por isso, exige um urgente cessar-fogo, a fim de que seja estancada a barbárie genocida na região”, acrescenta.
“Entendemos que o Consu não deve se omitir nem se calar diante do agravamento da tragédia humanitária evidenciada pelo permanente e infindo massacre da população civil palestina. Por meio deste posicionamento público, o Consu expressa o compromisso da comunidade acadêmica da Unicamp pelo fim da ocupação dos territórios dos palestinos, contra o odioso regime do apartheid e pela defesa de uma Palestina livre e soberana e a expectativa de um futuro democrático, laico e de paz em toda a região”, finaliza o documento.
De acordo com o Comitê, a Moção foi a “primeira de um alto colegiado de Universidades Públicas brasileiras que apoia uma urgente reivindicação do povo palestino que, há 11 meses, está sendo cruelmente massacrado na Palestina”. Trata-se de um “gesto de elevado valor simbólico da Unicamp em solidariedade ao povo palestino”. Confira o documento na íntegra.
A MOÇÃO
Moção do Conselho Universitário da Unicamp
O Conselho Universitário repudia atos de violências contra populações civis no Oriente Médio e, em particular, condena as brutais atrocidades na faixa de Gaza. Por isso, exige um urgente cessar-fogo a fim de que seja estancada a barbárie genocida na região. Entendemos que o Conselho Universitário não deve se omitir nem se calar diante do agravamento da tragédia humanitária evidenciada pelo permanente e infindo massacre da população civil palestina. Por meio deste posicionamento público, o Consu expressa o compromisso da comunidade acadêmica da Unicamp pelo fim da ocupação dos territórios dos palestinos, contra o odioso regime de apartheid, pela defesa de uma Palestina livre e soberana e a expectativa de um futuro democrático, laico e de paz em toda a região.
24 de Setembro de 2024
0 Comentários