Dando sequência à agenda da ADunicamp para novembro, mês da Consciência Negra, o episódio 69 do Conexão ADunicamp debate a representatividade do negro e da negra no cinema brasileiro e como, essa presença, tem sido historicamente marcada por estereótipos e invisibilidade, refletindo as tensões sociais e raciais presentes na sociedade.
No entanto, ao longo dos anos, surgiram importantes iniciativas e produções que buscaram dar voz e espaço às narrativas negras, subvertendo padrões tradicionais e promovendo uma maior diversidade de olhares e experiências.
O cinema nacional, com sua complexa estrutura de produção, também tem sido palco de debates sobre a participação de diretores, produtores e roteiristas negros.
Para discutir essas questões, convidamos o professor Noel dos Santos Carvalho, docente no Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Multimeios, do Instituto de Artes (IA) da Unicamp. Autor de diversos trabalhos científicos sobre a representação do negro no cinema brasileiro, atualmente tem se debruçado sobre o modelo de produção do cinema nacional, investigando o crescente aparecimento de produtores e diretores negros no cenário audiovisual do país.
Nos anos 1990, o professor Noel, integrou o então grupo de cineastas de vanguarda que criou o manifesto “Dogma Feijoada”, gênese do Cinema Negro Brasileiro.
Confira esse episódio no player abaixo ou acesse aqui:
Você pode ouvir o podcast #ConexãoADunicamp nas principais plataformas do gênero: Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts etc. e, se preferir, acesse pelo Youtube.
CRÉDITOS
Roteiro e apresentação: Cristina Segatto e Paulo San Martin
Edição: Paula Vianna
Vinheta: Magrão Percursionista
Produção e Coordenação: Fernando Piva
Realização: ADunicamp
SIGA NOSSAS REDES
0 Comentários