ADunicamp CONCERTOS | Duo Ana Salvagni - Ricardo Henrique | Data: 15/05 (quarta) | Horário: 20h | Local: Auditório da ADunicamp | Entrada franca

O duo Ana Salvagni - Ricardo Henrique, formado em 2022, apresenta seu primeiro trabalho, dedicado à “canção”, ou “ária”, que, em sentido amplo, é o nome que se dá a uma peça escrita para voz solista com acompanhamento instrumental. Neste show, o duo traz a Ária pelos caminhos da canção brasileira em diversos formatos, expandindo também suas fronteiras temporais e culturais, e reafirmando a força interpretativa do encontro entre o canto e o violão.

O espetáculo celebra alguns dos compositores que são a alma e o alicerce da nossa música, além de ampliar seus limites e chegar a outros ritmos e estilos: Dorival Caymmi, João do Vale, Heitor Villa-Lobos, Fátima Guedes, Luiz Tatit, Elomar, Miguel Ángel Morelli (Argentina, 1955-2020) e Claudio Monteverdi (Itália, 1567-1643), entre outros.

Para ouvir: Flor de Ir Embora / Melodia Sentimental
https://www.youtube.com/anasalvagni
https://www.youtube.com/@ricardohenrique.musica

OS MÚSICOS

Ricardo Henrique - Bacharel em Violão (Unicamp), mestre e doutorando em Música (USP São Paulo), atua nos campos da música clássica e popular como performer, compositor, arranjador, educador, pesquisador e produtor. Como performer, realizou trabalhos com SESC Campinas, SESC Interlagos, SESI Araraquara, Circuito Cpfl Parklett Musical, Movimento Violão - Jovens Virtuoses, Simpósio Internacional da UFMG, Seminário Milton Nunes, Seminário de Violão de Rio Claro, Instituto Ingo Hoffmann, MAC USP, Centro Britânico Brasileiro, Circuito Iguazú (Argentina), Estación del Arte (Paraguai), Teatro Macció (Uruguai), Fama Dal'fama (Lisboa), Wine Post (Lisboa)

Em música de câmara, conquistou os prêmios de 1° lugar no Concurso Nacional Musicalis (2013); 2° lugar no Concurso internacional Raul Sánchez Clagett de Violão (Uruguai, 2013), 1° lugar no Concurso de Violão Souza Lima (2017) e Prêmio destaque no VI Festival de Música Contemporânea Brasileira.

Como docente, foi professor substituto nos cursos de Música da Universidade Estadual da Integração latino-americana (Unila) e do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Também foi professor no curso de Violão em Grupo da Escola Livre de Música da Unicamp entre os anos de 2011 e 2015, e professor auxiliar de graduação na Unicamp e USP nas disciplinas de Harmonia, Composição e Contraponto.

Ana Salvagni - Cantora e regente, Ana Salvagni tem bacharelado em Regência pela Unicamp e atua também como professora de canto e poeta.

Iniciou sua carreira em 1994 no Trio Bem Temperado, ao lado de José Eduardo Gramani e Patrícia Gatti. Integrou o duo “Viola e Voz” junto ao violeiro Paulo Freire, trabalhou com importantes nomes do cenário musical paulistano, além do duo formado com o violonista Eduardo Lobo, com quem gravou o álbum “Canção do Amor Distante”. Em 2019 apresentou-se em show comemorativo aos seus 25 anos de carreira no Teatro Castro Mendes, em Campinas, ao lado de Paulo Freire, Eduardo Lobo, Dalga Larrondo e Lara Ziggiatti.

É regente/diretora musical dos grupos: Coral Da Quinta, Donna Canta, Coral Volare e Flor da Pele. Publicou os livros “Janela Sem Tranca” e “Fotos do Espelho”. Em 2023, é previsto o lançamento de “Oratório”, seu terceiro livro de poemas. CDs gravados: “Ana Salvagni”, “Avarandado”, “Alma Cabocla” e “Canção do Amor Distante”. “Alma Cabocla”, dedicado ao compositor Hekel Tavares, foi premiado como Melhor Álbum no 21º Prêmio de Música Brasileira.

https://www.instagram.com/salvagni.ana/#
https://www.instagram.com/ricardohenrique.musica/#
https://www.facebook.com/anasalvagni69
https://www.facebook.com/ricardo.henrique.71465