A segunda sessão do CINEADU em parceria com Festival de Filmes Científicos (FeFiCi) do IA/Unicamp será na quarta-feira, dia 28 de agosto de 2024. A sessão, programada para às 19 horas, contará com a exibição de seis curtas, que também fizeram parte da 15ª edição do Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (FESTin). São eles: “Háptico” (4 min.), de Lígia Vieira e Mariana Vieira; “As Plantas que Curam, Barbatimão” (2 min.), de Gabriella Serrano; “Recifes na Foz do Amazonas” (2 min.), de Danuzia Chaves, Fernanda Giusfredi e Paula Squaiella; “História do MPC na Música” (10 min.), de Leonardo Maeda; “Esse vídeo não existe” (6 min.), de Pedro Borba; e “Sinestesia” (6 min.), Júlia Reis e Paola Ferretti de Oliveira.

SOBRE OS FILMES

Háptico, 4’ | Lígia Vieira e Mariana Vieira
Toque. Substantivo masculino. Ação ou efeito de tocar, tocamento, contato, tocadela. Tato. A experiência sensória entre os avanços tecnológicos e emocionais do ser humano a partir do sentido do tato. Filme poético sobre as sensações hápticas.

As Plantas que Curam, Barbatimão, 2’ | Gabriella Serrano
A barbatimão vem, de forma metafórica, para curar a ferida resultante do apagamento ancestral.

Recifes na Foz do Amazonas, 2’ | Danuzia Chaves, Fernanda Giusfredi, Paula Squaiella
O filme apresenta os corais profundos encontrados nos recifes da foz do Amazonas e especialistas comentam os riscos ambientais e as formas de monitoramento dos recifes.

História do MPC na Música, 10’ | Leonardo Maeda
O MPC (MIDI Production Center) é um equipamento de produção musical que impactou o hip-hop e a música eletrônica. O filme conta a história do MPC, mostrando o funcionamento do equipamento em entrevista com o DJ Lesma.

Esse vídeo não existe, 6’ | Pedro Borba
Uma reflexão sobre os rumos da manipulação de imagens com inteligência artificial e deep fakes.

Sinestesia, 6’ | Júlia Reis e Paola Ferretti de Oliveira
A Sinestesia é uma condição neurológica que permite uma visão diferenciada do mundo para quem a possui, gerando cores aos sons, cheiros à palavras e várias outras misturas sensoriais. Seria essa condição benéfica, e se sim, de qual forma? Essa e muitas outras perguntas sobre o distúrbio serão respondidas.

SERVIÇO
CINEADU apresenta: Cinema Científico na ADunicamp
Data: 28/08/2024 (quarta-feira)
Horário: 19 horas
Classificação: 14 anos
Local: Auditório da ADunicamp
Entrada gratuita