Docentes de todo o país têm até o dia 19 de fevereiro de 2025 para participar da segunda etapa da Enquete Nacional “Condições de Trabalho e Saúde Docente”. A prorrogação do prazo foi feita pelo ANDES-SN por meio da Circular 582/2024, publicada no final de dezembro.
O levantamento, conduzido pelo Grupo de Trabalho de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria (GTSSA), tem como objetivo compreender de forma mais ampla as condições de trabalho e saúde enfrentadas pela categoria docente. A iniciativa busca embasar ações estratégicas para combater a precarização do trabalho e os altos índices de adoecimento entre professoras e professores.
Os dados gerados pela pesquisa ajudam a fortalecer o debate e a luta pela valorização e proteção dos trabalhadores e trabalhadoras da educação. Inclusive, os dados dos(as) docentes da Unicamp que participarem serão repassados à ADunicamp. Com base nessas informações, a entidade irá desenvolver ações voltadas para melhorias das condições de trabalho e de saúde física e mental dos(as) docentes.
A participação de todos(as) é importante! Acesse a pesquisa em: https://formularios.andes.org.br/index.php/892119?lang=pt-BR
SAÚDE MENTAL: UMA PAUTA COLETIVA
A plataformização do ensino mantida no pós-pandemia, o aumento e a diversificação de tarefas relativas à gestão , a pressão exercida pelo produtivismo e por uma lógica de mercado, entre outros fatores, têm acentuado a precarização e a superexploração do trabalho docente nas instituições públicas e levado ao aumento de patologias relacionadas ao trabalho docente.
Acesse a enquete aqui ou pelo QR Code abaixo (aponte a câmera do celular):
0 Comentários