Boletim da ADunicamp de Agosto/2024: Educação Pública de SP no alvo do governo estadual, a real situação da SSPPREV, agenda cultural e muito mais!


O desmonte do patrimônio público, perpetrado a pleno vapor pelo governo Tarcísio de Freitas, que acaba inclusive de privatizar a Sabesp com a venda massiva de ações da empresa a preço abaixo do mercado, já atinge de forma grave a educação paulista em todos os níveis.

O histórico dos ataques começa já no início do governo Tarcísio, com propostas absurdas do ponto de vista pedagógico, como a de abolir a maioria dos livros impressos hoje utilizados nacionalmente nas classes dos ensinos fundamental e médio do Estado. Duramente criticada, a proposta não foi para a frente, mas a utilização em larga escala de material digital e conteúdos produzidos pela iniciativa privada avança a passos largos.

E os ataques não param aí e se multiplicam, com cortes sucessivos de verbas para educação e pesquisa, tentativas de redução da liberdade de ensino e assim por diante. E como foram os protestos e mobilizações que conseguiram conter, pelo menos em parte, alguns desses ataques é indispensável que as mobilizações prossigam. Até porque segue tramitando na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) a PEC 9, encaminhada por Tarcísio, que propõe uma redução drástica nas verbas para a educação no Estado, com efeitos que poderão ser devastadores desde o ensino básico às universidades paulistas.

E é exatamente em busca de apoiar e reforçar as mobilizações, e ajudar a esclarecer a comunidade acadêmica e a população sobre os impactos destrutivos dessas medidas, que a ADunicamp tem estreitado cada vez mais os seus laços com entidades que defendem a educação pública e democrática e com entidades da sociedade civil organizada. E o estreitamento desses laços incluem também os apoios que a ADunicamp tem dado a organizações voltadas para setores mais vulneráveis da população, dentro e fora da Universidade. Uma parte desses laços e apoios ficou transparente na tradicional festa julina deste ano na ADunicamp, quando várias entidades da região foram convidadas para servir os alimentos que produzem em suas comunidades.

Esses e outros temas, como a análise feita pelo DIEESE a pedido da ADunicamp sobre a real situação financeira do SPPREV, como a cobertura da Festa Julina da ADunicamp, a sessão da LBS Advogadas e Advogaodos você vai ler neste novo Boletim ADunicamp (acesse o link abaixo), que também será divulgado de forma impressa, nas unidades da Unicamp.

Boa leitura!

| LEIA AQUI |


1 Comentários

ADunicamp

[…] Boletim da ADunicamp de Agosto/2024: Educação Pública de SP no alvo do governo estadual, a real s… […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *