Entre histórias antigas e árvores centenárias participantes do CaminhADu, grupo de caminhada da ADunicamp, percorreram uma das trilhas da Mata de Santa Genebra, no sábado, 31 de agosto de 2024, desbravando caminhos de preservação ambiental e também de memórias enraizadas na mata.
A Área de Relevante Interesse Ecológico Mata de Santa Genebra, conhecida popularmente como Mata de Santa Genebra, é uma área de proteção ambiental localizada no bairro Bosque de Barão Geraldo, no distrito de Barão Geraldo, em Campinas.
A jornada começou pela pela Trilha dos Canxins, sob a orientação da condutora Gabriela Bagattini, educadora ambiental e brigadista florestal voluntária. Gabriela conduziu o grupo por entre árvores e segredos, tecendo conhecimento e encanto e cada detalhe da mata ganhou vida, através de sua narrativa apaixonada.
Os caminhantes puderam absorver a essência de uma das últimas grandes florestas urbanas do Brasil. A cada passo, o grupo descobriu a flora exuberante e os segredos guardados pela terra, que há séculos abriga lendas e seres tão antigos quanto o próprio solo.
O grupo fez paradas estratégicas no meliponário, dedicado à conservação das abelhas nativas sem ferrão, guardiãs silenciosas da biodiversidade local seguindo para o Laguinho da Sanã, um recanto de paz e contemplação, onde as águas tranquilas refletiam o céu.
A Mata de Santa Genebra é um local rico em fauna e flora, e também é conhecida por ser um celeiro de lendas e histórias sobrenaturais, e o que realmente fez o coração dos caminhantes bater mais forte foram as histórias contadas pela educadora Gabriela.
Uma dessas histórias foi a famosa lenda do Boi Falô, que conta a história de Toninho, um escravizado que trabalhava na Fazenda Santa Genebra e ouviu um boi falar com ele na Sexta-feira Santa de 1888. O boi teria dito a Toninho que não era dia de trabalhar, pois era dia santo. E a lenda do Corpo Seco, uma figura do folclore brasileiro que representa um morto-vivo amaldiçoado a vagar pela Terra, aterrorizando as pessoas. A lenda conta que o Corpo Seco foi rejeitado por Deus e pelo diabo, e segue vagando pelas matas.
Na sequência o grupo seguiu para o Borboletário Santa Genebra, onde cores vibrantes dançavam no ar, e finalizou a caminhada aos pés do imponente Jatobá, uma árvore de mais de 250 anos que parece segurar o céu com seus galhos robustos.
A Mata Santa Genebra, com suas lendas, árvores milenares e a riqueza de sua biodiversidade, proporcionou uma experiência que foi muito além de uma simples caminhada.
Depoimentos motivadores
Para a professora Eleonore Zulnara Freire Setz, docente no Instituto de Biologia, participar das atividades do CaminhADu é uma maneira agradável de unir atividade física com interações sociais. “É uma oportunidade ótima de conhecer pessoas de outras partes da Unicamp, trocar ideias, experiências de vida, socializar, saber o que fazem. Acho muito enriquecedor participar das atividades da Adunicamp”, comemora a professora.
Eliane Prodocimo, docente na FEF e diretora da ADunicamp, participou da caminhada na Mata e alertou sobre a importância de ações e eventos ambientais. “Eu participo com certa regularidade das caminhadas do CaminhADu. Gosto muito pois são momentos de encontro, de diversão, de possibilidade de conhecimento de locais diferentes. A caminhada na Mata de Santa Genebra foi muito agradável. As explicações que nos foram dadas pela nossa guia Gabriela ajudaram a fortalecer nosso papel na preservação, principalmente nesse momento que fomos, e estamos ainda sendo assolados por tantas queimadas”, disse a professora.
Ver essa foto no Instagram
Gratuito e aberto: participe do CaminhADu
Se inscreva, participe e divulgue o Grupo CaminhADu. A atividade é gratuita e aberta a docentes, funcionários e alunos da Unicamp e quem mais quiser participar.
Para participar basta preencher o formulário disponível neste link (anexe um atestado médico que comprove aptidão para atividades físicas) e comparecer conforme orientações disponíveis no formulário de inscrição.
Para outras informações entre em contato com a ADunicamp pelo email: cristina@adunicamp.org.br ou envie mensagem para 19989081566 (WhatsApp).
Siga a ADunicamp
Inscreva-se, curta e compartilhe!
www.youtube.com/@adunicamp-secaosindical3742
Endereço da ADunicamp – Associação de Docentes da Unicamp
Av. Érico Veríssimo, 1479 – Cidade Universitária, Campinas/SP
Telefones: (19) 3521 2470 , (19) 3521 2471
E-mail: imprensa@adunicamp.org.br
0 Comentários