CONEXÃO ADUNICAMP | #Ep74 | Economia do Cuidado


Enquanto governos discutem cortes e ajustes, um dos pilares mais fundamentais para o funcionamento da sociedade segue desvalorizado e fora do centro das políticas públicas: o cuidado.

Neste episódio do Conexão ADunicamp entrevistamos a professora Luiza Nassif Pires, docente do Instituto de Economia da Unicamp, pesquisadora do Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho (Cesit), do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu e co-diretora do Centro de Pesquisa em Macroeconomia das Desigualdades (Made), sediado na USP.

A professora analisa o papel da Economia do Cuidado como engrenagem invisível do bem-estar coletivo, essencial para o desenvolvimento de qualquer país, sobretudo os da América Latina e a escassez de investimentos em políticas públicas com as estruturas de cuidado, historicamente sustentadas por mulheres, em especial as mulheres negras e das periferias. Segundo ela, a falta de reconhecimento e financiamento adequado gera uma cadeia de desigualdades que se perpetua por gerações.

A entrevista também discute como a política fiscal pode ser uma ferramenta poderosa para transformar a realidade, e a necessidade de incluir o cuidado como eixo central do orçamento público. Para ela, tributar de forma mais justa e direcionar investimentos para redes públicas de cuidado não é apenas uma questão econômica, mas uma escolha política com potencial de enfrentar desigualdades históricas e promover justiça social.

Confira esse episódio no player abaixo ou acesse aqui

Você pode assistir/ouvir o #ConexãoADunicamp nas principais plataformas do gênero: SpotifyApple PodcastsGoogle Podcasts etc. e, se preferir, acesse pelo Youtube.

CRÉDITOS
Roteiro e apresentação: Cristina Segatto e Paulo San Martin
Edição: Paula Vianna
Estagiaria: Flávia Catusso
Vinheta: Magrão Percursionista
Produção e Coordenação: Fernando Piva
Realização: ADunicamp

SIGA NOSSAS REDES

www.adunicamp.org.br

facebook.com/adunicamp

twitter.com/adunicamp

instagram.com/adunicamp

youtube.com/adunicamp


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *