“Ação entre Amigos” e o legado da ditadura no Brasil marcam sessão especial do CineADu


“O filme ‘Ação entre Amigos’, que foi rodado em 1998, é muito atual, reflete nossa sociedade e nossas angústias.” Com essas palavras, o professor Noel dos Santos Carvalho (IA/Unicamp) deu início ao debate após a sessão especial do CineADu, que, além da exibição do filme, contou com as presenças do diretor Beto Brant e do roteirista Marçal Aquino. A atividade foi realizada nesta quarta-feira, dia 11 de setembro de 2024, no Auditório da ADunicamp.

A sessão fez parte da série “CineADu Especial Beto Brant” e reuniu cinéfilos, professores e membros da comunidade para debater as questões apresentadas no filme e que reverberam até os dias atuais. Uma rara oportunidade de revisitar uma obra que escava as feridas da ditadura militar, um legado que, infelizmente, continua vivo nas instituições e nas dores de muitos brasileiros.

Com a mediação do professor Noel dos Santos Carvalho e da professora Maria José Mesquita (IG/Unicamp), diretora de comunicação da ADunicamp, o debate mergulhou nas camadas mais densas da obra da dupla Brant e Aquino. Para além de uma sessão de cinema, o evento se transformou em um espaço de diálogo sobre as cicatrizes de um país que ainda não conseguiu se reconciliar com seu passado.

“Ação entre Amigos” é um filme sobre a ditadura e conta a história de quatro amigos. Vinte e cinco anos depois de terem participado da luta contra a ditadura, Miguel, Paulo, Osvaldo e Elói descobrem que seu torturador está vivo e se reúnem para sequestrá-lo. Mas a revelação que ele vai fazer pode abalar a antiga amizade. 

A presença de Beto Brant e Marçal Aquino no debate tornou o evento ainda mais especial. Para os que estavam presentes, foi uma oportunidade única de ouvir as histórias por trás da criação de um filme que continua reverberando em nossa sociedade. Com uma narrativa que combina densidade emocional e críticas sociais, “Ação entre Amigos” é um espelho para refletirmos sobre quem somos e como chegamos até aqui.

O Invasor 

E para quem ficou com sede de mais, o CineADu Especial Beto Brant ainda promete outro grande encontro na quarta dia 18 de setembro de 2024, a partir das 19h, com a exibição do longa “O Invasor”, outra adaptação de Marçal Aquino, que explora as tensões da violência urbana e as contradições sociais que dilaceram o Brasil contemporâneo. Um filme que questiona o espectador, desafiando-o a encarar de frente as desigualdades e a brutalidade que permeiam o cotidiano das grandes cidades brasileiras.

CineADu

Toda quarta-feira, a ADunicamp se transforma em um ponto de encontro para amantes da sétima arte, com sessões gratuitas de filmes que desafiam, emocionam e expandem a visão de mundo de quem participa. Em tempos em que a cultura e a educação são constantemente atacadas, espaços como o CineADu se tornam ainda mais vitais para fomentar o diálogo e promover o acesso ao cinema de qualidade para todos.

O CineADu Especial Beto Brant reafirma o compromisso com a reflexão crítica e a resistência cultural, lembrando que, através da arte, podemos questionar as estruturas de poder e construir novos futuros, sempre com o olhar atento às lições do passado.

SERVIÇO
CineADu
quartas-feira, às 19h
Local: Auditório da ADunicamp (Av. Érico Veríssimo, 1479, Cidade Universitária, Campinas, SP)
Entrada gratuita e aberta à comunidade

Fotos: Cristina Segatto/ADunicamp


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *