Glauber fica!
A ADunicamp manifesta seu veemente repúdio e indignação ao pedido de cassação do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) e conclama toda a comunidade universitária a se somar no apoio ao parlamentar, que após grande mobilização popular e uma greve de fome de uma semana, obteve um prazo de 60 dias para realizar sua defesa.
O episódio que resultou no pedido de cassação de Glauber segue o roteiro padrão adotado pelo MBL, movimento conhecido por fazer provocações para gerar ódio e engajamento nas redes sociais, como o ocorrido, recentemente, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, contra o qual a ADunicamp também se posicionou (saiba mais em: bit.ly/4jqjBG2 e bit.ly/4jS0CEd).
Repudiamos a forma como o processo contra Glauber foi conduzido, com uma celeridade raramente vista no parlamento brasileiro – salvo em períodos de exceção – tendo sido encaminhado a toque de caixa para Conselho de Ética e Decoro Parlamentar e seguido para uma votação atribulada. No todo ou em partes o processo contra o deputado é um escárnio à democracia brasileira.
Não há dúvida que o pedido de cassação de Glauber Braga configura uma evidente perseguição política ao deputado, que em seus dois mandatos, entre outras lutas, denunciou incansavelmente o orçamento secreto, criado no governo Bolsonaro e defendido por Arthur Lira (PL-AL).
Glauber luta contra os arranjos que beneficiam as oligarquias políticas que sequestram os recursos públicos e impedem o planejamento e a execução de políticas públicas de longo prazo, em prol de interesses, meramente, eleitoreiros.
Contra a política do ódio, contra a criminalização da luta política e pela democracia, reafirmamos nosso apoio irrestrito ao mandato do parlamentar.
#Glauber, fica!
0 Comentários