A Diretoria da ADunicamp defende o cancelamento do convênio de cooperação acadêmica firmado entre a Unicamp e o Technion (Instituto de Tecnologia de Israel), instituição que produz tecnologia militar de ponta, atualmente empregada nas ações militares que têm produzido verdadeiros crimes de guerra contra a população palestina na Faixa de Gaza.
O acordo entre a Unicamp e o Instituto, sediado na cidade israelense de Haifa, foi firmado em agosto de 2023 em regime de sigilo. No próximo dia 6 de agosto, o Consu (Conselho Universitário) da Unicamp deverá votar uma proposta assinada por 160 docentes, de cancelamento do acordo.
A Diretoria da ADunicamp defende a suspensão imediata do acordo, uma vez que considera inadmissível que uma Universidade com a importância da Unicamp vincule seu nome e sua grande estrutura de pesquisa e de ensino à chamada “indústria da morte”, especialmente em um momento em que essa indústria está diretamente vinculada à grande tragédia humanitária que ocorre na Palestina.
ADunicamp
[…] Diretoria da ADunicamp já se manifestou pelo cancelamento do convênio (leia aqui) e moção semelhante à aprovada pelo CR (leia aqui) foi aprovada também no 67º Conad do […]