A ADunicamp recebeu, no último dia 29 de junho de 2023, homenagem por todo apoio e realizações em prol da comunidade acadêmica indígena da Unicamp. Representantes do Coletivo das Acadêmicas e dos Acadêmicos Indígenas da Unicamp (AIU), presentearam a entidade com um cocar (foto em destaque), importante símbolo da cultura indígena brasileira.
Em carta, o Coletivo reafirmou a importância e a simbologia do cocar, que “representa não apenas a beleza e a diversidade desses povos (indígenas), mas também a sua resistência e sabedoria ancestral”. No documento, o AIU destacou, também, a importância da Universidade, ao apontar outra motivação pela escolha do presente: “ao oferecer este presente, desejamos honrar a riqueza cultural presente em nossa sociedade e reconhecer a importância da diversidade de conhecimentos que a universidade busca promover”.
Os/as representantes do AIU, além de entregar o Cocar, entoaram cânticos e realizaram uma cerimônia emocionante na presença da Professora Silvia Gatti (IB/Unicamp), presidenta da ADunicamp. O vídeo com trecho da homenagem está disponível no Instagram do Coletivo (acesse aqui). Abaixo, a íntegra da carta de agradecimento. Confira:
Carta de Agradecimento
Em nome do Coletivo das Acadêmicas e dos Acadêmicos Indígenas da Unicamp (AIU) gostaríamos de expressar nossa sincera gratidão por tudo que a ADUNICAMP faz em prol da comunidade acadêmica indígena.
O cocar é um importante símbolo das culturas indígenas brasileiras e representa não apenas a beleza e a diversidade desses povos, mas também a sua resistência e sabedoria ancestral. Ao oferecer este presente, desejamos honrar a riqueza cultural presente em nossa sociedade e reconhecer a importância da diversidade de conhecimentos que a universidade busca promover.
Assim como as penas que compõem um cocar, a ADUNICAMP traz consigo uma contribuição única para a nossa permanência dentro da Universidade.
Esperamos que este pequeno gesto de apreço possa transmitir nosso reconhecimento de gratidão por todo o apoio aos povos indígenas.
Agradecemos por tudo o que vocês fazem e desejamos que o cocar sirva como um lembrete constante de que a causa indígena é de todos.
Homenagem à ADunicamp do Coletivo das Acadêmicas e dos Acadêmicos Indígenas da Unicamp (AIU)
29 de junho de 2023
0 Comentários