Encerramos a temporada 2023 com o episódio 50 do podcast Conexão ADunicamp, que traz um debate sobre o mundo multipolar e sua estrutura, nesse momento em que novos eixos de poder se organizam.
O mundo vive mudanças geopolíticas profundas, com a expansão e consolidação de novos eixos econômicos e comerciais. E, como consequência, novos eixos políticos e de poder.
Com a queda do Muro de Berlim, o fim da União Soviética, da Guerra Fria e todas aquelas mudanças que nos anos 1980, a hegemonia econômica e política dos Estados Unidos e aliados, europeus principalmente, se tornou quase absoluta em escala global.
As relações globais nunca foram e não são estáticas. Estão em permanente mudança. Nas últimas décadas, essa hegemonia vem recebendo constantes mudanças e enfrentamentos, com o fortalecimento de novos blocos econômicos supranacionais.
Essa mudança, um mundo com novos eixos de poder e expansão econômica, comercial, tecnológica e assim por diante, é a origem desse chamado mundo multipolar.
O maior novo bloco, o novo grande eixo de expansão econômica, comercial e tecnológica é hoje capitaneado pela China e também essa expansão mais recente dos Brics, que busca, entre outras coisas, gerar uma nova disponibilidade de capitais para os países membros.
A entrevistada deste episódio é Ana Tereza Lopes Marra de Sousa, docente na Universidade Federal do ABC (UFABC), no programa de pós-graduação em Relações Internacionais, no qual também atua como coordenadora e também docente nos bacharelados de Ciências e Humanidades e de Relações Internacionais.
Realiza pesquisas acadêmicas na área de Relações Internacionais, com ênfase em Economia Política Internacional, Sistema Financeiro Internacional, Política Externa, China e Brasil. Ela integra o Observatório de Política Externa e Inserção Internacional do Brasil da UFABC e a Rede Brasileira de Estudos da China (RBChina).
Confira esse episódio no player abaixo:
Você pode ouvir o #PodcastADu nas principais plataformas do gênero: Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts etc. E, se preferir, acesse pelo Youtube.
CRÉDITOS
Roteiro e apresentação: Cristina Segatto e Paulo San Martin
Edição: Paula Vianna
Vinheta: Edwiges Morato
Produção e Coordenação: Fernando Piva
Realização: ADunicamp
SIGA NOSSAS REDES
0 Comentários