A Venezuela vive um momento de grande tensão após as eleições presidenciais, que resultaram na reeleição de Nicolás Maduro. O Conselho Nacional Eleitoral anunciou, no dia 28 de julho de 2024, que Maduro venceu com mais de 51% dos votos.
Logo após o anúncio do resultado eleitoral, em 29 de julho, a Venezuela expulsou o embaixador da Argentina, assim como de outros países que questionaram a legitimidade da vitória de Maduro. Em resposta, o governo brasileiro interveio para impedir uma tentativa de invasão à Embaixada da Argentina em Caracas, assumindo a custódia do local desde então.
Entretanto, no dia 7 de setembro, o governo venezuelano declarou que o Brasil não teria mais a responsabilidade sobre a embaixada. Forças de segurança venezuelanas cercaram o prédio, mas o Brasil recusou-se a aceitar a decisão unilateral e manteve sua presença, protegendo tanto a Embaixada argentina quanto os opositores venezuelanos que se refugiaram ali.
Neste episódio o professor André Kaysel Velasco e Cruz, docente do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH/Unicamp), fala sobre a complexa situação que se desenrola no país.
Confira esse episódio no player abaixo ou acesse aqui
Você pode ouvir o podcast #ConexãoADunicamp nas principais plataformas do gênero: Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts etc. e, se preferir, acesse pelo Youtube.
CRÉDITOS
Roteiro e apresentação: Cristina Segatto e Paulo San Martin
Edição: Paula Vianna
Vinheta: Magrão Percursionista
Produção e Coordenação: Fernando Piva
Realização: ADunicamp
SIGA NOSSAS REDES
www.adunicamp.org.br
facebook.com/adunicamp
twitter.com/adunicamp
instagram.com/adunicamp
youtube.com/adunicamp
0 Comentários