Conheça os projetos premiados na edição de 2024 do prêmio Reconhecimento ADunicamp – Prof. Mohamed Habib


A Comissão responsável para análise dos projetos inscritos para concorrer ao Prêmio de Reconhecimento ADunicamp – Professor Mohamed Habib, edição de 2024, composta pelas professoras Josianne Cerasoli (IFCH) e Verónica Andrea González-López (IMECC); e pelo professor Nelson Filice de Barros (FCM), indicou os(as) seguintes premiados(as):

Categoria: Defesa da Vida, da Saúde Física e Mental
Vencedora – Katia Stancato
Resumo do projeto: nos últimos anos, os “Meses Coloridos” têm desempenhado um papel significativo na conscientização sobre uma variedade de questões relacionadas à saúde. Essas campanhas sazonais foram estrategicamente criadas e organizadas ao longo do ano para promover a importância da prevenção de doenças que afetam milhões de pessoas em todo o mundo. Desde câncer até transtornos mentais, doação de sangue e órgãos, cada mês colorido simboliza um compromisso renovado com a educação, a advocacia e a ação em prol da saúde pública. As campanhas de conscientização são uma ferramenta poderosa para ampliar o alcance das informações sobre saúde, incentivar a prevenção e o cuidado e fortalecer o compromisso com a promoção da saúde na comunidade campineira e na região metropolitana de Campinas e alguns pacientes de outros Estados do Brasil. Essas campanhas visam sensibilizar pacientes, visitantes e funcionários do Hospital de Clínicas da UNICAMP, sobre questões específicas de saúde, abordando diversas condições, doenças e aspectos da saúde física e mental por meio da associação de cores a cada mês.

O objetivo geral é desenvolver campanhas de conscientização em saúde, associando cada mês a uma cor representativa de uma causa específica, a fim de promover a educação, prevenção e sensibilização da comunidade sobre questões de saúde, incluindo:
– Promover informações sobre as condições de saúde específicas e a prevenção das mesmas;
– Possibilitar o rompimento de tabus relacionados aos temas das campanhas;
– Fomentar o engajamento da população em relação aos temas das campanhas;
– Reforçar o compromisso institucional de promoção à saúde;
– Estimular o autoconhecimento da população sobre aos temas das campanhas.

Menção honrosa: Olívia Cristina Ferreira Ribeiro
PROGRAMA FARRA NAS FÉRIAS: MAIS DE UMA DÉCADA DE LAZER, EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DE SAÚDE”.
Resumo do projeto: o “Farra nas Férias” (FF) é um programa de extensão universitária, uma Colônia de Férias Temática que existe desde 2008 em que são oferecidas atividades de lazer educativas nas dependências da Faculdade de Educação Física (FEF) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Acontece durante três semanas, das 8 às 17h.  É financiado pelo Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) da universidade e possibilita que as crianças vivenciem práticas culturais diversificadas como jogos, práticas corporais, gincanas, passeios, oficinas, brincadeiras na piscina, etc.

Participam do programa 150 crianças (50 por semana) de 6 a 12 anos, filhos e filhas de funcionários/as e professores/as da universidade. Atuam como monitores/as e coordenadores/as (um/a coordenador/a e um/a vice coordenador/a) do FF estudantes de Educação Física, Pedagogia, entre outros cursos. Uma docente do Departamento de Educação Física e Humanidades da FEF faz o papel de coordenadora pedagógica e gestora.  Em 13 anos desse programa (não foi oferecido 2021 e 2022, por causa da pandemia de Covid-19), o FF atendeu por volta de 1550 crianças e contribuiu na formação de 150 estudantes. O FF promove o acesso à vivência de práticas culturais diversas, às quais as crianças não tem a oportunidade de desfrutar devido às barreiras sociais que dificultam a participação no lazer.  O FF ainda contribui com a formação de estudantes no que se refere à atuação profissional no lazer com crianças e em Colônias de Férias. A vivência de diversas práticas culturais prazerosas no FF não alcança somente benefícios biológicos, mas, interfere, também em outros determinantes sociais (sociabilidades, acesso à cultura etc). Por meio do lazer, estimula-se a capacidade criativa e inventiva das crianças e adolescentes investindo, assim, em suas qualidades de vida e nas condições de saúde.


Categoria: Educação, Justiça Social e Justiça Ambiental
Prêmio – Josely Rimoli
Resumo do Programa de Extensão Colmeias de Cursinhos Pré-vestibulares e Pré-vestibulinhos

O Programa de Extensão Colmeias de Cursinhos Pré-vestibulares e Pré-vestibulinhos, que tem como missão principal colaborar no acesso à Educação, através do ingresso ao Ensino Médio/Técnico e ao Ensino Superior para pessoas menos favorecidas socioeconomicamente. Tem-se como objetivos secundários, o apoio à permanência estudantil, para estudantes do Colégio Técnico da Unicamp, graduandos e pós-graduandos da Unicamp, através de 204 bolsas e da disponibilidade de experiências no papel de educador.a no processo de ensino-aprendizagem de disciplinas do ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio. A trajetória do projeto de Extensão Colmeia inicia-se em Limeira-SP, em 2010, vinculado à Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA). Em 2022, o Colmeia foi a base para criar um abrangente Programa de Extensão Universitária, criando e agregando ao apoiar cursinhos das cidades de Campinas, Piracicaba, de unidades da Fundação Casa e de todo o Brasil, por meio de iniciativas virtuais do Cursinho Indígena e do Cursinho Quilombola e da Agricultura Familiar. Destaca-se o processo de institucionalização do programa nos últimos três anos e a sobrevivência do Projeto de Extensão Colmeia Limeira, nos últimos 14 anos, o apoio aos estudantes externos assistidos, as e os estudantes da Unicamp inseridos, as equipes de docentes e funcionárias da Gestão do Colmeias, os resultados obtidos e os investimentos realizados para fortalecer essa iniciativa.

O Colmeia, como o nome sugere, é uma ação coletiva, somos várias colmeias, várias equipes. É a somatória dos esforços de muitas pessoas, que movem o Colmeias: as coordenações voluntárias dos cursinhos e C. Dandara- Eliana Ribeiro – I. E.; C. Hebert – Washington A. de Oliveira – FCA; C. Responsa -Renata A. G. Gallo – COTUCA; PROCEU Maria José Mesquita – IG; Marielle Eneida de Paula – I B. C.; PiraBixo – Fernanda K. Marcondes – FOP; Colmeia Limeira – Josely Rimoli – Marcelo Maialle; Jataí (Limeira) J. Rimoli e Colmeia Virtual Elaine Prodócimo – FEF.Dados quantitativos: – Alunos atendidos (2024-início): 650 (presencial), 250 (virtual); – Aprovações Vestibulares (ano 2023): aprovações: 206, alunos aprovados: 149; Professores bolsistas (alunos UNICAMP): 95 (ProEEC) + 33 (Limeira) = 128 bolsas + 36 bolsas BAS = 164 bolsistas com apoio à Permanência Estudantil. – Professores/funcionários UNICAMP: 10 atuantes nos cursinhos. Os cursinhos estabelecem e fortalecem parcerias entre as comunidades atendidas e a universidade, promovendo a oportunidade para os estudantes universitários reinterpretarem suas experiências anteriores, criando um espaço de diálogo e compartilhamento de conhecimentos diversos, seja de natureza relacional, intelectual ou cultural, com essas comunidades. O acolhimento e as escutas são o “tempero” do Colmeias. Compreende-se que o processo de ensino-aprendizagem transcende a simples transferência ou aquisição de conhecimento, tornando-se um caminho para o autoconhecimento e a construção de projetos de futuro para jovens ingressarem no Ensino Superior ou no mercado de trabalho.

Menção Honrosa (Docente) – Luiz Carlos Pereira da Silva
Resumo do projeto: o Professor Doutor Luiz Carlos Pereira da Silva, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da UNICAMP, tem se destacado ao longo de mais de duas décadas por sua dedicação à indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Sua trajetória exemplifica como a academia pode se conectar efetivamente com as necessidades da sociedade. Um marco em sua carreira é a criação e coordenação do Programa Olhos no Futuro, que integra 14 unidades da UNICAMP e estabelece uma ponte com escolas públicas, especialmente a EE Telêmaco Paioli Melges. Este programa inspira jovens estudantes a vislumbrarem um futuro acadêmico e profissional promissor. Além disso, o Professor Luiz Carlos impactou o ensino na UNICAMP através de disciplinas como AM020, EX027 e EX052, que promovem a interdisciplinaridade e a extensão universitária. Sob sua liderança, o projeto Energizar foca na promoção de energia limpa e acessível, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Como diretor do Centro Paulista de Estudos da Transição Energética e coordenador do Escritório Campus Sustentável da UNICAMP, seu trabalho tem sido reconhecido com prêmios prestigiosos. Seu legado inclui a formação de uma geração de engenheiros e pesquisadores que ocupam posições de destaque em diversos setores. O projeto MERGE sobre microrredes elétricas, o maior da América Latina no tema, exemplifica como a pesquisa acadêmica pode gerar soluções práticas para desafios energéticos. Sua recente designação como membro do Conselho Estadual de Política Energética de São Paulo reforça a importância do conhecimento acadêmico no apoio às políticas públicas. O trabalho do Professor Luiz Carlos aponta um caminho de inovação, compromisso social e busca por soluções sustentáveis, inspirando acadêmicos, estudantes e cidadãos a enfrentarem os desafios climáticos e energéticos contemporâneos com esperança e determinação.

Menção Honrosa (Estudante) – Diretório Científico Interdisciplinar (DCI)
Resumo do projeto: o Diretório Científico Interdisciplinar (DCI) foi fundado no dia 15 de novembro de 2022, por estudantes da graduação das áreas das Artes, Ciências Biológicas, Ciências Exatas, Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Ciências Tecnológicas e Ciências da Terra, todos egressos do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A entidade DCI tem como objetivos: I – Ensinar, produzir, comunicar e divulgar, de modo multi e interdisciplinar, a ciência e arte; II – Realizar projetos artísticos, culturais e educacionais; III – Garantir a ética, o respeito, a transparência e a permanência estudantil; IV – Respeitar os membros e cidadãos da comunidade sem qualquer distinção de raça, cor, nacionalidade, sexo, orientação sexual, gênero ou convicção política, religiosa ou social; V – Realizar com excelência projetos que envolvam a interdisciplinaridade, equidade e coletividade dentro e fora da universidade; e VI – Executar as atividades propostas com coesão, concisão, coerência e perenidade. Além disso, nós membros, temos como visão ser referência e inspiração nas práticas científicas com excelência, qualidade e acessibilidade; na idealização de elucidar para a população em geral a importância, relevância e contribuições das ciências e artes e seus processos, além de estimular indivíduos de diferentes classes sociais a buscarem o conhecimento. Desse modo, os projetos que idealizamos, organizamos, desenvolvemos e colocamos em prática nesses quase dois anos de existência, se destacam pelo pensamento interdisciplinar e pelo afinco com que buscam alcançar os objetivos supracitados, sempre pelo caminho de uma educação crítica, transformadora e emancipadora.

Menção Honrosa (Técnico Administrativo) – Fabiana Kühne
Resumo do projeto “Construção de Atendimento Especializado para Alunos Autistas”: em 2021/2022 meu filho foi diagnóstico com dupla excepcionalidade (superdotação e autismo nível 1 de suporte). A semelhança entre nós levou-me a buscar a minha avaliação, que resultou no mesmo diagnóstico, além de TDAH. Comecei a estudar o assunto e buscar os atendimentos necessários para nós, ao mesmo tempo que procurava por medidas de inclusão no trabalho para mim. Em saúde a busca foi muito exitosa, mas através de denúncias junto ao Procon e da ANS; quanto à inclusão no trabalho, vivo um pesadelo. Juntei-me ao Coletivo Autista da Unicamp, conhecendo estudantes que viviam na universidade as mesmas dificuldades que meu filho vive na escola. Na busca por medidas de inclusão e conquista do PEI, o Plano de Educação Individual, para meu filho, recorrendo ao Ministério Público através de uma Notícia de Fato sobre as escolas de Campinas, pois amigavelmente as pessoas ainda são muito resistentes à inclusão, aproveitei a oportunidade em projeto BAS/DEAPE e ofereci o desenvolvimento de um atendimento especializado para os alunos autistas. Logo que o projeto foi submetido à DEAPE, foi apresentado à CEPE por uma coordenadora pedagógica da DEAPE uma proposta de atendimento extremamente similar. Tive oportunidade de apresentar o projeto no Congresso de Permanência Estudantil do ano seguinte, 2023 junto aos três bolsistas, todos muito felizes com a importância da construção de uma universidade com mais equidade, cada um cuidando de sua frente: espaços de regulação sensorial, série de vídeos de educação em neurodivergência e elaboração do protocolo para a construção do PEI. No entanto, neste abril,foi publicada a Deliberação CEPE que instituiu oficialmente o atendimento especializado, cuja semelhança com nosso projeto refletia o importante passo dado na universidade em apoio aos autistas da graduação: conseguimos a sensibilização e a mobilização da DEAPE. Segue agora meu trabalho junto ao MP sobre as escolas em Campinas, para dar a meus filhos e demais crianças o direito à inclusão e educação de qualidade.


Arte e Engajamento Social e Político
Prêmio – Alik Wunder
Apresentação dos projetos: Seu memorial selecionado ao Prêmio apresenta projetos de extensão que são movimentos de seu percurso acadêmico relativos às atividades de criação artística e literária com povos indígenas, financiadas por projetos de extensão na Unicamp. Suas atuações de pesquisa sempre estiveram relacionadas à extensão, a partir de referenciais teóricos e metodológicos que compreendem a pesquisa entremeadas aos movimentos da educação, da ação política e estética no mundo. Como abrir neste mundo muitos outros mundos possíveis pela arte do encontro na diferença? Esta pergunta tem mobilizado suas pesquisas, projetos de extensão e atuações em sala de aula. Vem há mais de 10 anos movimentando pensamentos e experimentações artísticas pelas fronteiras férteis entre arte, educação e povos indígenas. Suas pesquisas e criações artísticas tem buscado encontrar com as imagens e palavras indígenas no sentido de uma educação que se deixe contagiar por estas forças, por estes “acontecimentos que abrem frestas” e não somente conceda um lugar dentro de seus já conhecidos territórios de saber. Com estas perguntas e desejos tenho me juntado a estudantes de graduação e pós e colegas – professoras/es, pesquisadoras/es, indígenas e não-indígenas, em encontros diversos para partilhas e criações.

Nos últimos três anos tenho pesquisado, atuado e realizado processo de criação com comunidades indígenas, em especial o povo Kiriri do Acré (Minas Gerais) e com os estudantes indígenas da Unicamp, por meio de projetos de Extensão e Projetos de Bolsa Auxílio Social SAE (Deape). Suas pesquisas e projetos de extensão tem como objetivo realizar experimentações visuais – desenho, fotografia e vídeo – e literárias com indígenas, produzindo movimentos de diálogo não-hierárquico entre saberes e linguagens e, a partir delas pensar as possibilidades de encontros entre os mundos indígenas e mundos acadêmicos, artísticos e educacionais. Os projetos apresentados foram especialmente: o livro “Saberes Tradicionais do Povo Kiriri do Acré”, criado coletiva,ente com professores, professoras e estudantes da escola indígena Ibiramã Kiriri do Acré e  o “Jardim dos Saberes Ancestrais”, espaço criado coletivamente com 47 estudantes de graduação e pós-graduação em homenagem às ancestralidades indígenas e afro-brasileiras que felizmente estão cada vez mais presentes na universidade com os programa de cotas para pessoas negras e indígenas, programa do qual a Alik participa através da Caiapi.

PREMIAÇÃO
A entrega do prêmio será no dia 14 de novembro de 2024 (quinta-feira), em cerimônia a ser realizada no Auditório da ADunicamp, a partir das 19 horas.


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