CONVOCATÓRIA | ASSEMBLEIA DE DOCENTES NA ADUNICAMP, DIA 02/04


A Diretoria da ADunicamp convoca os(as) Docentes da Unicamp para Assembleia Geral, a ser realizada no próximo dia 02 de abril de 2025 (quarta-feira), a partir das 11h45 (primeira chamada) e 12h15 (segunda chamada), no Auditório da ADunicamp. Em conformidade à Circular nº 329/2023 do ANDES-SN, a Assembleia Geral será realizada somente de modo presencial.

PAUTA
Data-base 2025: discussão da Pauta Unificada de Reivindicações do Fórum das Seis (leia aqui).

SUBSÍDIO
Reunidas neste último dia 26 de março de 2025, as entidades que compõem o Fórum das Seis definiram os últimos pontos que constarão na Pauta Unificada de Reivindicações para a Data-base 2025 (leia aqui), com destaque para o item salarial.

A composição do índice apresentado pelo GT Verbas leva em conta o reajuste de 5% concedido em 2024, correspondente à inflação medida entre maio/2023 e abril/2024 e um pequeno percentual de recuperação das perdas. Agora, adotando-se o índice de inflação medido pelo INPC, já temos uma inflação acumulada de 4,28% no período de maio/2024 a fevereiro/2025. Vale ressaltar que ainda faltam os índices de março e abril/2025 para que saibamos a inflação dos 12 meses, de maio/2024 a abril/2025.

Considerando a inflação de maio/2012 a fevereiro/2025 medida pelo índice do Fórum das Seis (que considera o ICV-Dieese até fev/2020 e o INPC após esta data), precisamos de 16,5% de reajuste para voltarmos ao poder aquisitivo de maio/2012, melhor patamar neste século. Com os índices de inflação de março e abril/2025, devemos atingir em maio cerca de 17,5% de perdas. Em outras palavras, o GT Verbas aponta que, até o presente momento, já são 21,5 salários perdidos desde maio/2012.

REIVINDICAÇÕES
Com base nas considerações anteriores e, também, levando em conta a arrecadação e os repasses do ICMS-QPE às Universidades previstos na LOA/2025, e tendo como objetivo a construção de um efetivo sistema de educação superior pública no estado de São Paulo, que garanta tratamento isonômico e a valorização das carreiras, o Fórum das Seis apresenta as seguintes reivindicações para o item salário da pauta:

1) Reposição das perdas do período de maio/2012 a abril/2025.

2) Recomposição das perdas salariais de servidora(e)s docentes e técnico-administrativa(o)s do Centro Paula Souza (Ceeteps), de acordo com índices adotados pelo Cruesp no período de 1996 a 2025, em respeito ao vínculo legal entre o Ceeteps e a Unesp, de acordo com o artigo 15 da Lei 952/1976.

3) Que haja efetiva garantia de isonomia salarial entre servidora(e)es técnico-administrativa(o)s e docentes das três universidades e do Ceeteps.

MAIS DADOS
O GT Verbas também fez os cálculos referentes ao comprometimento médio das três universidades (Unicamp, USP e UNESP) com a folha de pagamento, considerando os repasses recebidos nos 12 meses anteriores, oriundos dos 9,57% da quota-parte do estado (QPE) do ICMS.

O comprometimento da Unicamp e da USP é sistematicamente superestimado porque, diferentemente da Unesp, as duas universidades consideram indevidamente os auxílios (vales alimentação, refeição, auxílio saúde e prêmios) para o cálculo. Os vales alimentação e refeição somados correspondem em média a 6% e 7% da folha de pagamento da Unicamp e da USP, respectivamente, por exemplo. Além disso, os prêmios concedidos aos(às) servidores(as) da USP nos últimos 3 meses do ano correspondem a 2% da média da folha de pagamento.

Descontados os vales e os prêmios, o comprometimento das folhas ficaria: Unicamp com 83%; USP com 73% e a UNESP com 87%. Juntas, a média totaliza 79% de comprometimento.

Para saber mais detalhes dos cálculos, basta acessar o boletim do GT Verbas de março/2025 disponível neste link.

Acesse o Boletim do Fórum das Seis de 28 de março de 2025 para conhecer os demais pontos que constarão na Pauta Unificada de Reivindicações, disponível neste link.

Participem da Assembleia. Convide seus colegas para que juntos possamos construir uma data-base sólida e vitoriosa.


1 Comentários

ADunicamp

[…] 02/04 (quarta) | 11h45 | Assembleia Geral Ordinária A Diretoria da ADunicamp convoca os(as) Docentes da Unicamp para Assembleia Geral Ordinária. PAUTA: Data-base 2025 –  discussão da Pauta Unificada de Reivindicações do Fórum das Seis Local: Auditório da ADunicamp Mais informações acesse: https://www.adunicamp.org.br/destaque/convocatoria-assembleia-de-docentes-na-adunicamp-dia-02-04/  […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *