CR abre novo espaço de democratização e reforça importância de participações na Assembleia Geral do dia 2


O CR (Conselho de Representantes) da ADunicamp, reunido nesta quarta-feira, 26 de março, decidiu abrir um novo espaço nas suas reuniões mensais regulares, com o objetivo de ampliar e democratizar junto à comunidade docente a discussão de temas de interesse comum da categoria. A proposta foi encaminhada pela Diretoria da ADunicamp e aprovada por unanimidade pelo CR.

“Esse novo espaço vai debater temas mais amplos, sindicais e de interesse geral, que podem ser indicados pela Diretoria da ADunicamp, por integrantes do Conselho ou diretamente por docentes”, pontuou o 2° vice-presidente da Associação, professor Luciano Pereira (IE).

A professora Elaine Prodócimo (FEF), 1ª secretária da ADunicamp, relatou que a criação do novo espaço de discussão vai ampliar a participação do CR nas decisões e ações da Diretoria. “O CR passa a ser também um espaço mais próximo daquilo que é discutido e decidido na Diretoria. E isso vai facilitar a comunicação, vai permitir que possamos levar com mais detalhes para as unidades os informes sobre as decisões tomadas”, avaliou ela.

Durante a reunião, a professora Elaine também encaminhou uma série de informes sobre as ações do Fórum das Seis na condução das propostas para a Data-base/2025, que acontece em maio. A proposta inicial, já definida pelas entidades que compõem o Fórum das Seis, é de um reajuste escalonado de 14,8%. Esse valor, relatou ela, foi definido com base nas perdas acumuladas, desde maio de 2012, que chegam hoje a 16,5%.

Outro ponto considerado essencial, tanto por Elaine como pelo professor Luciano, na pauta de reivindicações a ser encaminhada ao Cruesp em maio, é o da permanência estudantil. A Unicamp, lembrou Elaine, é a que mais investe entre as três universidades estaduais, “mas mesmo assim é insuficiente”. “Com a vinda dos estudantes indígenas a demanda aumentou ainda mais, porém o valor investido permanece o mesmo”, afirmou.

Para o professor Luciano, a condução da Data-base juntamente com estudantes tem sido fundamental. “A comunidade estudantil tem seus próprios fóruns de discussão e reivindicação, mas estarmos juntos docentes, estudantes e funcionários fortalece muito a nossa luta. Lembrando que no ano passado as mobilizações junto com estudantes se transformaram em um forte instrumento de pressão ao Cruesp”, avaliou.

Neste momento, o encaminhamento da Data-base/2025 está na etapa de construção da pauta unificada que já foi aprovada no Fórum das Seis e agora será discutida nas assembleias de base. Na Unicamp, ela ocorrerá em 2 de abril, no auditório da ADunicamp, a partir das 12h. Com resultado das assembleias em mãos, o Fórum das Seis construirá a pauta unificada final (que será divulgada em breve), que terá que ser aprovada em uma nova rodada de assembleias de base, antes de ser levada ao Cruesp.

BALANÇO APROVADO

O Conselho de Representantes aprovou também, por unanimidade, o Balanço Financeiro da ADunicamp, referente ao último trimestre de 2024.

As contas já haviam sido aprovadas pela comissão de acompanhamento financeiro do CR que relatou aos(as) conselheiros(as) durante a reunião: “Reunido(a)s no dia 20 de março de 2025, juntamente com a diretoria financeira e a equipe técnica da ADunicamp, o(a)s membros da comissão apreciaram o balanço trimestral das contas da entidade, referente ao período outubro/novembro/dezembro de 2024. Para tanto, tiveram acesso à documentação pertinente e a uma detalhada apresentação, a cargo da tesouraria. Assim sendo, e não havendo quaisquer irregularidades a relatar, a comissão indica a aprovação das contas da entidade.”


1 Comentários

news-1743103377101-18342 – News Conect Inteligencia Digital

[…] Acessar notícia original […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *