O CR (Conselho de Representantes) da ADunicamp elegeu, em reunião realizada nesta quinta-feira, 27 de julho, o nome de três docentes que integrarão a Comissão de Acompanhamento de Execução Orçamentária da ADunicamp. Foram eleitos os professores Marcelo Prado (FEA) e Martin Pareja (IB), e a professora Eneida de Paula (IB). A professora Elaine Prodócimo (FEF), que já fazia parte da Comissão, permanece em exercício.
A indicação teve que ser realizada após a saída das professoras Norma Wucherpfennig (CEL) e Romilda Mochiuti (CEL) e o próximo afastamento do professor André Kaysel (IFCH), que integravam a Comissão. Os três afastamentos foram definidos pelos próprios integrantes, por razões de estudo ou por assumirem novas funções acadêmicas.
A 1ª Tesoureira da ADunicamp, professora Diama Bhadra A. P. do Vale (FCM), lembrou que além do acompanhamento da contabilidade da entidade, a Comissão tem uma importante função política. “O papel principal da Comissão é acompanhar se os gastos estão em linha com as decisões aprovadas pelo próprio CR e pelas Assembleias Gerais”.
A professora Diama fez também um relato ao CR das conclusões finais da auditoria externa, realizada por uma empresa especializada, sobre as prestações de contas e a gestão contábil e administrativa da ADunicamp. Um primeiro relatório parcial já havia sido apresentado em março e sugeriu algumas mudanças na gestão de trabalho da equipe, que já foram realizadas.
O relatório final, apresentado agora, aprovou todos os modelos contábeis de gestão e prestação de contas da ADunicamp, com uma única ressalva: a falta de uma prática sistemática de contabilização da depreciação dos bens patrimoniais. “De fato, essa prática é essencial para termos sempre contabilizado os valores e o conjunto detalhado de nosso patrimônio, desde a questão predial até as gavetas onde guardamos nossos papeis”, apontou Diama.
A presidenta da ADunicamp, professora Sílvia Gatti (IB), informou que uma empresa “especializada em patrimonialidade” já foi contratada para fazer um levantamento completo do patrimônio atual e, também, treinar a equipe de trabalho da entidade sobre como proceder a partir de agora com os bens já existentes e com cada bem novo que for adquirido.
UNIMED
O Diretor Administrativo da ADunicamp, professor Edson Joaquim dos Santos (COTUCA), apresentou a integrantes do CR o resultado das negociações com a Unimed sobre os reajustes dos planos de saúde que passam a vigorar a partir do próximo mês de agosto de 2023.
Em junho, lembrou ele, a Unimed propôs um reajuste de 54%, alegando, entre outros pontos, a retomada de atendimento à grande demanda que foi represada durante a pandemia e, também, o grande aumento de custos hospitalares e da necessária aquisição de novos equipamentos de alta tecnologia.
Edson afirmou que, graças ao trabalho de profissionais que atuam na ADunicamp e a um estudo rigoroso dos números e dos argumentos da Unimed, as negociações conseguiram reduzir de forma decisiva a proposta.
Ao final, o contrato Faixas Etárias foi reajustado em 9,13%; Faixa Única, 11%; e Agregados, onde estão pessoas mais idosos e com custos de atendimento mais altos, em 27,7%. O professor Edson lembrou que estes números estão significativamente mais baixos dos que têm sido conquistados em outros acordos coletivos com empresas de planos de saúde.
Confira os novos valores dos planos de saúde ADunicamp/Unimed aqui.
CONAD E FÓRUM DAS SEIS
A professora Sílvia Gatti fez um relato sobre a participação da delegação da ADunicamp no 66º Conad do ANDES-SN, que ocorreu entre 14 e 16 de julho, em Campina Grande, na Paraíba, com o tema “Na reorganização da classe com inspiração nas lutas e culturas populares”. “Foi um Conad importante e muito bom. Conseguimos avançar em discussões, trabalhos e programações que serão essenciais em nossas atividades ao longo do ano”, avaliou Silvia.
Integrantes do CR que também participaram da delegação apontaram alguns temas importantes que foram discutidos, como o Novo Ensino Médio, o Arcabouço Fiscal e um plano de lutas em defesa das universidades públicas. As principais questões e conclusões do Conad estão resumidas no documento Carta de Campina Grande, aprovado ao final do encontro e que pode ser lida neste link.
A professora Silvia informou ao CR que nos dias 25 e 26 de agosto a ADunicamp sediará um evento especial de comemoração dos 35 anos da autonomia universitária e 32 anos da criação do Fórum das Seis. Serão feitas homenagens, exposições fotográficas e debates sobre propostas para ações atuais e futuras.
“O Fórum das Seis deve ser um local mais propositivo para discutir e atuar sobre a situação presente e futura das universidades paulistas. Deve ir além de um espaço que se concentre apenas na discussão de salário”, defendeu a professora.
ADunicamp
[…] Orçamentária, que emitiu parecer sugerindo ao CR a sua aprovação. E aprovou também a sumula da última reunião do CR, ocorrida em 27 de julho […]