A festa em homenagem ao Dia do/a Professor/a, promovida pela ADunicamp, realizada no dia 9 de outubro de 2023, foi um evento marcante e merecido a todos/as educadores/as que dedicam suas vidas à educação e ao conhecimento, reunindo associados e associadas para celebrar de forma especial e homenagear estes profissionais que moldam o futuro da sociedade.
Durante o evento, foi realizada tambem a recepção de boas-vindas as novas associadas e aos novos associados da ADunicamp, que até outubro de 2023 superou a expressiva marca de 100 novas filiações. O feito reflete a importância da entidade enquanto sindicato que trabalha e atua em prol de professores, professoras, pesquisadores e pesquisadoras da Unicamp.
A recepção marcou a integração dos novos membros à comunidade acadêmica e sindical, ressaltando a importância da união por melhores condições de trabalho e valorização da educação. “Independentemente da campanha de isenção de mensalidade eu ia me associar de qualquer jeito, porque acredito na força do sindicato e percebo sua importância para encontrar pessoas que tenham pensamentos parecidos e também pela organização para melhores condições de trabalho”, disse David Debruyne, docente do Instituto de Geociências (IG/Unicamp), contratado me junho e recém associado à ADunicamp.
Santiago Valdez Ravello, docente no Instituto de Computação (IC/Unicamp), segue a mesma linha e defende a sindicalização. “O sindicato é a instância que representa e defende os interesses dos docentes, acho justo que estejamos todos vinculados”, afirmou o professor, contratado no início deste mês de outubro e que já se filiou à ADunicamp.
Representação
Iara Beleli, pesquisadora do Núcleo de Gênero Pagu e professora da Pós-graduação em Multimeios no Instituto de Artes (IA/Unicamp), lembra que a discussão sobre a possibilidade de pesquisadores/as se associarem à ADunicamp vem de longo tempo e destaca o papel da atual diretoria. “Parabenizo a atual gestão da entidade que conseguiu colocar em prática essa nossa luta. Essa nossa carreira, no âmbito das universidades públicas brasileiras, só existe aqui na Unicamp, que aliás é uma situação muito inovadora”, comemora.
Denise Carvalho, docente no Departamento de Multimeios, do Instituto de Artes (IA/Unicamp), admitida na universidade em maio, ressaltou a importância de contar com a ADunicamp por diversos fatores. “São vários elementos que me motivaram a me associar. Além de todos os benefícios que encontramos aqui: os planos de saúde, os convênios e as atividades culturais; destaco, claro, a sensação de estar protegida pelo coletivo”, afirma a professora.
Saudações a quem tem coragem
Durante a festa, não faltaram momentos de confraternização, alegria e descontração. Música e boa comida foram os ingredientes perfeitos para tornar a celebração ainda mais especial. Foi uma oportunidade única para os/as associados/as se encontrarem, trocarem experiências e fortalecerem os laços de amizade e solidariedade que fazem da ADunicamp uma entidade tão relevante para a comunidade.
Foi uma celebração que conectou a comunidade acadêmica em um espírito de camaradagem e reconhecimento, reforçando a importância vital da educação em nossa sociedade. Foi um lembrete de que a valorização do ensino e da pesquisa é fundamental para o desenvolvimento de nossa sociedade e para a construção de um futuro melhor.
Ver essa foto no Instagram
0 Comentários