Publicado na edição de hoje, 13 de março de 2024, do Diário Oficial do Estado de São Paulo, o Decreto Nº 68.385 (leia aqui), prorroga o prazo para o recadastramento dos(as) servidores(as) públicos(as). Agora, o prazo final para a realização do recadastramento é dia 30 de abril de 2024.
A ADunicamp está atenta à questão. No dia 21 de fevereiro, em parceria com o STU, a entidade protocolou junto à Reitoria da Unicamp o Ofício 01/2024 (leia aqui), solicitando a prorrogação do prazo para realização do recadastramento.
Além disso, o setor jurídico da entidade está acompanhando de perto a situação e segue preparado para tomar medidas cabíveis, caso esse novo prazo não atenda às necessidades dos(as) associados(as) à entidade.
FÓRUM DAS SEIS
O Fórum das Seis, que além da ADunicamp, congrega as demais entidades representativas das Universidade Estaduais Paulistas, encaminhou, no dia 08 de março, o Ofício 01/2024 (leia aqui) ao Conselho de Reitores (Cruesp), para reportar os inúmeros problemas enfrentados pelos(as) servidores(as) para fazer o recadastramento.
O documento relata que os sindicatos que compõem o Fórum vêm recebendo inúmeras queixas de pessoas que não estão conseguindo concretizar o recadastramento. A metodologia digital adotada pelo governo impõe uma série de obstáculos, muitos intransponíveis. “Há relatos de dificuldades de toda ordem: há campos, como o de dependentes e o de gênero, que não permitem alterações; o fornecimento de prova de vida por reconhecimento facial é impraticável em muitas vezes; o sistema apresenta falhas na etapa de salvamento de informações, entre tantos outros problemas”, diz um trecho.
Diante disso, mesmo com a prorrogação do prazo, o Fórum seguirá atuando junto ao Cruesp, a fim de que a situação seja regularizada para todos(as) servidores(as).
Fernando Piva
Bom dia! Sim, o recadastramento é somente para servidores(as) que estão na ativa.