Nota de pesar: Prof. Lauro Tatsuo Kubota


Foi com profundo pesar que a ADunicamprecebeu a notícia do falecimento de seu membro titular Lauro Tatsuo Kubota, no dia 4 de outubro. O professor, associado da ADunicamp, era docente do Instituto de Química (IQ) da Unicamp.

Sua vida acadêmica teve início na Universidade Estadual de Londrina (UEL), quando em 1985 se formou em Quimica. Se tornou mestre em química pelo Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 1988 e doutor em ciências pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 1993. Realizou o pós-doutorado na Universidade de Lund, Suécia, entre 1997 e 1998.

Foi professor assistente da Faculdade de Ciências da Unesp-Bauru de 1989 a 1994. Contratado pela Unicamp em 1994, como professor assistente doutor, tornou-se livre-docente em 2000, professor associado em 2001 e, em 2009, professor titular. De acordo com a Academia Brasileira de Ciênmcias (ABC), o professor Lauro Kubota “foi um dos pioneiros na utilização de sílica gel modificada com catalisadores para o desenvolvimento de sensores eletroquímicos. Também iniciou a utilização de materiais inorgânicos para a imobilização de cofatores enzimáticos que levou ao desenvolvimento de sensores eletroquímicos, denominados de biomiméticos. Introduziu novas estratégias de modificação de eletrodos para o desenvolvimento de biossensores para aplicação clínica, ambiental e alimentícia”. Ele desenvolvia pesquisas voltadas ao desenvolvimento de dispositivos analíticos descartáveis e de baixo custo com o conceito denominado de “point-of-care”.

Publicou mais de 400 artigos em periódicos especializados, os quais receberam mais de 14.500 citações. É autor/co-autor de 26 patentes e participou do desenvolvimento de vários produtos tecnológicos. Orientou 18 dissertações de mestrado, 36 teses de doutorado, supervisionou 30 pós-doutores, além de ter orientado 25 trabalhos de iniciação científica na área de química.

A ADunicamp lamenta profundamernte a perda e manifesta sua solidariedade com os familiares e amigos do professor Lauro Tatsuo Kubota.


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *