A Secretaria de Estado da Saúde do governo de Tarcísio de Freitas anunciou e começa a colocar em prática a proposta do fim do convênio entre a UNICAMP e o HES (Hospital Estadual de Sumaré), que está em vigor há 25 anos e que já rendeu um prêmio internacional, em 2022, de primeiro lugar dentre os Melhores Hospitais Públicos do Brasil.
O HES tem 274 leitos, incluindo 18 para UTI adulto e 12 para UTI neonatal e é referência em saúde pública para a população da região metropolitana de Campinas. Por mês realizam-se 1200 internações, 1050 cirurgias e mais de 6,5 mil consultas que atendem o povo do interior de São Paulo. Além de referência no cuidado, o HES cumpre um papel importantíssimo na formação de novos profissionais de saúde pública, uma vez que oferece vagas de estágio para mais de 500 estudantes de Nutrição, Medicina, Farmácia e Enfermagem todos os anos.
Uma das principais contribuições da Unicamp está na participação de seus docentes e pesquisadores na gestão e no apoio técnico e científico do HES, com consequente qualificação na assistência à saúde, garantindo, assim, qualidade de prestação de serviços do SUS. Como a UNICAMP possui dois hospitais de alta complexidade, a saber, o HC e o CAISM, a gestão do HES, um hospital de atenção secundária, se beneficia em muito da gestão, em conjunto, feita pela UNICAMP.
O Convênio entre UNICAMP e HES garante que este seja um Hospital Escola, o que traz mais recurso para a entidade, recurso esse que seria perdido se o convênio for desfeito, como quer Tarcísio de Freitas. Como hospital escola, o HES é um espaço de ensino e de geração de conhecimento. Ali, alunos dos cursos de medicina, enfermagem, farmácia e fonoaudiologia, além de alunos da residência médica, recebem um ensino prático de alta qualidade, o que reflete no bom atendimento prestado à população paulista, além disso, a UNICAMP realiza, regularmente, junto ao atendimento, pesquisas que mobilizam docentes, pesquisadores e estudantes.
A ADunicamp (Associação de Docentes da UNICAMP) manifesta-se, fortemente, favorável à manutenção do convênio Unicamp-HES, e se coloca, ao lado dos demais setores da Universidade e da sociedade civil, na luta pelo Hospital de Estadual de Sumaré.
Campinas, 27 de março de 2025.
0 Comentários