Vagas limitadas. Para realizar a inscrição é necessário preencher o formulário disponível neste link
O Grupo de Caminhada da ADunicamp (CaminhADu) convida a comunidade para sua atividade externa que acontecerá dia 19 de outubro de 2024 (sábado), com visita guiada ao Instituto Agronômico de Campinas (IAC) seguida de Caminhada Fotográfica pelo Centro de Campinas.
O percurso, considerado leve, será de aproximadamente 4 quilômetros. O início está previsto para as 8h15, com saída da sede da ADunicamp e retorno programado para as 13h (confira roteiro abaixo).
Para participar é necessário realizar inscrição neste formulário até dia 17 de outubro de 2024 (quinta) ou até que as vagas sejam preenchidas.
Ao todo serão disponibilizadas 40 vagas (capacidade de assentos do ônibus), destinadas prioritariamente aos inscritos(as) e participantes regulares do CaminhADu e docentes associados(as), que poderão inscrever até 01 (um/uma) acompanhante para a atividade.
Caso haja vagas excedentes, o critério de distribuição será da seguinte forma: docentes não associados(as), funcionários(as) e estudantes da Unicamp. E, ao final das inscrições, todos(as) receberão retorno via e-mail ou WhatsApp sobre a confirmação da inscrição.
INFORMAÇÕES E ROTEIRO
A primeira parte da atividade será a visita guiada ao Instituto Agronômico de Campinas (IAC), instituição fundada em 1887 por D. Pedro II, considerada a mais representativa instituição dedicada à pesquisa agrícola na América Latina, e uma das mais importantes do mundo.
No IAC o grupo terá a oportunidade de conhecer as atividades de pesquisa realizadas pela instituição, como as pesquisas, os prédios históricos, e o Jardim da Sede, que possui a maior coleção de espécies de árvores no Brasil, com cerca de 600 espécies de árvores e mais de 100 espécies de palmeiras.
Na sequência, o grupo seguirá de ônibus até a praça XV de Novembro, antigo Largo da Santa Cruz, para início da Caminhada Fotográfica, que contará com a orientação de Danilo Ciaco Nunes, doutorando na área dos Estudos da Cidade e Lazer, e desenvolve estudos com memória imagética no acervo fotográfico do Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS).
8h15: Saída do ônibus da ADunicamp
9h00: Chegada no IAC (primeira parte)
10h00: Caminhada Fotográfica (segunda parte)
12h30: Final da caminhada na Prefeitura de Campinas e volta para a ADunicamp
13h00: Chegada prevista na ADunicamp
SAIBA MAIS: INSTITUTO AGRONÔMICO DE CAMPINAS (IAC)
Em meio a uma infinidade de edifícios de uma das mais movimentadas avenidas de Campinas, um prédio chama a atenção. Símbolo do período imperial na cidade, o tradicional Prédio D. Pedro II, do Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, localizado na Avenida Barão de Itapura, é reconhecido por sua imponência e beleza.
O edifício do IAC é um dos mais importantes patrimônios históricos de Campinas, devido ao seu valor histórico, científico, cultural, ambiental e/ou arquitetônico. Suas edificações, mobiliário, estufas, Arboreto do Parque, bem como a Mata Santa Elisa, localizada na Fazenda Santa Elisa, são bens tombados pelo Condepacc (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas).
SAIBA MAIS: CAMINHADA FOTOGRÁFICA
Após a visita guiada pelo IAC o grupo seguirá de ônibus até a Praça XV de Novembro, antigo Largo da Santa Cruz, para iniciar a caminhada fotográfica por trechos no bairro Cambuí até o centro da cidade: Largo da Santa Cruz, passando pela avenida Júlio de Mesquita até Centro Convivência, descendo a Rua Conceição e a Barão de Jaguara até Jockey Club.
O Largo da Santa Cruz, antiga paragem dos tropeiros nas Campinas do Mato Grosso de Jundiai, era o ponto de chegada dos escravizados na cidade e onde passavam por quarentena antes de serem distribuídos pelos mercados da região. O local também era palco das execuções da cidade e ponto de repouso para as tropas vindas de Goiás, a caminho do Paraguai em 1860.
Da praça o grupo seguirá caminhando pela Avenida Júlio de Mesquita, batizada com o nome do Jornalista Julio Cezar Ferreira de Mesquita (1962-1927), que foi vereador de Campinas, secretário do primeiro governo provisório republicano de São Paulo, deputado da Constituinte paulista, senador estadual e deputado federal, fazendo parte da Comissão de Justiça da Câmara.
A avenida Júlio de Mesquita é marcada por sua largura, uma inovação urbana à época, bem como pela presença dos casarões das ricas famílias campineiras do período. No endereço destacam-se também alguns marcos da cidade como o Colégio Progresso, o Hospital Irmãos Penteado e a praça Imprensa Fluminense, além do famoso City Bar, pausa obrigatória para um chopp e um bolinho de bacalhau.
Na sequência o grupo seguirá rumo à Rua Conceição, conhecida no século XIX como Rua Formosa devido à sua beleza. Em 1883 passou a homenagear Boaventura do Amaral e mais tarde, com a construção da Catedral de Nossa Senhora da Conceição, a rua recebeu o nome atual a pedido dos moradores.
Posteriormente o grupo passará pela Praça Carlos Gomes, antigo alagado do século XVIII onde as lavadeiras trabalhavam. As palmeiras imperiais plantadas para recepção do Imperador marcam a paisagem do centro da cidade. No local, destacam-se dois monumentos, um em homenagem a Rui Barbosa e outro a Thomas Alves, bem como um coreto, cenário de diversas memórias musicais.
A caminhada terminará na Praça Bento Quirino, morada do Jockey Club Campineiro e da Basílica de Nossa Senhora do Carmo. O monumento sentado em bronze e voltado para a basílica é do abolicionista republicano Bento Quirino dos Santos, comerciante que prestou importantes serviços a Campinas, principalmente nas terríveis crises e febre amarela do final do século XIX.
Inscreva-se neste link: https://docs.google.com/forms/d/16mcyQUmEQN2iEvrvsxpDNf02pYrUB8qfC38SDse_qWw/edit
IMPORTANTE: PARA BOM APROVEITAMENTO DAS PRÁTICAS LEMBRE-SE DE:
– Levar sua máquina fotográfica ou celular
– Vestir roupas leves e confortáveis
– Tênis ou calçado fechado
– Traga sua garrafinha de água para hidratar-se
– Boné, filtro solar e repelente
PARTICIPE DO CAMINHADU
O grupo CaminhADu se reúne regularmente às quartas-feiras, a partir das 17h30, na Praça da ADunicamp, espaço externo do restaurante da entidade. O grupo foi criado para promover e estimular a prática de atividades físicas e fortalecer laços entre colegas, docentes e funcionários(as) e estudantes da Unicamp. Saiba mais e se inscreva aqui.
ADunicamp
[…] trechos históricos de Campinas É necessário se inscrever para participar da atividade. Acesse: https://www.adunicamp.org.br/destaque/participe-da-visita-ao-iac-e-caminhada-fotografica-por-trechos…. Visita guiada ao Instituto Agronômico de Campinas (IAC) seguida de Caminhada Fotográfica pelo […]