A mobilização pelo fim da escala 6×1 representa um passo significativo na luta por direitos trabalhistas no Brasil. Esse modelo, instituído há décadas, não reflete mais as necessidades e desafios do mundo do trabalho contemporâneo.
À medida que o debate avança, é essencial considerar as experiências internacionais e os estudos que apontam para os benefícios de jornadas reduzidas, que promova o bem-estar de toda a sociedade.
Para aprofundar o entendimento sobre o tema, o Conexão ADunicamp entrevistou o professor José Dari Krein, docente no Instituto de Economia (IE/Unicamp), pesquisador do CESIT (Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho) e membro da coordenação da REMIR (Rede de Estudos e Monitoramento da Reforma Trabalhista).
A discussão sobre o fim da escala 6×1 não se limita apenas ao âmbito trabalhista, mas também abrange aspectos econômicos e sociais.
Menos estresse e mais tempo livre podem gerar impactos positivos na economia, como redução de afastamentos por doenças e maior engajamento dos trabalhadores.
Para Krein, “o futuro do trabalho deve incluir mais tempo livre, permitindo que os indivíduos se dediquem a outras atividades, promovendo uma sociedade mais equilibrada e produtiva”.
O episódio já está disponível nas principais plataformas de streaming e no canal da ADunicamp no YouTube. Não perca!
Confira esse episódio acessando o link abaixo:
Você pode ouvir o podcast #ConexãoADunicamp nas principais plataformas do gênero: Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts etc. e, se preferir, acesse pelo Youtube.
CRÉDITOS
Roteiro e apresentação: Cristina Segatto e Paulo San Martin
Edição: Paula Vianna
Estagiária: Flávia Catusso
Vinheta e cenário: Magrão Percursionista
Produção e Coordenação: Fernando Piva
Realização: ADunicamp
SIGA NOSSAS REDES
0 Comentários