Repúdio à violência contra estudantes da Unicamp. Exercício do ódio e da agressão não tem mais lugar no país


O Fórum das Seis – que congrega as entidades sindicais e estudantis da Unesp, Unicamp, USP e Centro Paula Souza (Ceeteps) – manifesta veemente repúdio aos fatos ocorridos na Unicamp na manhã de 3/10/2023, quando um docente tentou agredir dois estudantes do DCE com faca e spray de pimenta. A ação absurda e violenta do professor se deu após os estudantes entrarem em sua sala para informar sobre a decisão de paralisação em defesa de suas pautas e em apoio às lutas que se desenvolvem no país, especialmente a greve dos trabalhadores e das trabalhadoras da Sabesp, Metrô e CPTM contra a privatização anunciada pelo governo Tarcísio de Freitas.

Após um dos jovens entrar em luta corporal contra o professor, seguranças da Universidade conseguiram contê-lo, o que foi registrado em vídeo divulgado pelo DCE da Unicamp. A polícia foi chamada e todos – os dois estudantes e o docente – foram encaminhados ao 1º Distrito Policial de Campinas.

Independente de sua postura política frente ao protesto estudantil, é inaceitável que um docente, ou qualquer um, utilize armas para impor suas opiniões e coloque em risco a vida de outras pessoas. O uso do ódio e da violência, tão disseminado nos últimos anos de amarga lembrança para o país, é prática de cunho fascista que não pode ser aceita.

O Fórum das Seis ressalta o inalienável direito de todas e todos os membros da comunidade acadêmica – estudantes, servidoras/es docentes e técnico-administrativas/os – a se manifestarem pacífica e democraticamente. Ao mesmo tempo, insta a Unicamp a tomar todas as medidas cabíveis para apurar os fatos e punir os responsáveis.

São Paulo, 3 de outubro de 2023.
Fórum das Seis


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *